Segundo o relatório anual da ONU, a Dinamarca é o país mais feliz do mundo. E tudo se deve a uma pequena e estranha palavra: o Hygge (lê-se ‘rîgue’). O conceito não tem uma tradução fácil. Hygge é aquele sentimento, a felicidade que surge nos pequenos prazeres da vida. É bem-estar, é sentir-se acolhido, em paz, sossegado, confortável, relaxado e livre. Tem a ver não apenas com coisas materiais, mas com o social, e também com o compartilhamento de momentos com os outros. A questão é que o termo tem feito muito sucesso pelo mundo como uma tendência de estilo de vida e, consequentemente, como tendência no decor.
Hygge significa cuidar da iluminação para que o ambiente seja convidativo, colocar uma boa música de fundo, velas e flores sobre uma mesa: é aquele toque especial para provocar um prazer simples. A beleza desta tendência está nos pequenos detalhes, que faz da simplicidade da decoração algo pessoal e intimista. E quanto mais pessoal for o espaço, mais apropriada fica a decoração.
Na tendência de decoração hygge, o mais importante, acima até da beleza estética, é o conforto. Assim, todos os materiais procuram ser suaves e macios, que criem uma sensação de bem-estar. Outro ponto fundamental está relacionado com a luz. Sendo um país com poucas horas de luz solar, os dinamarqueses procuram ter na sua casa a luminosidade que lhes falta no exterior. Dessa forma, a decoração hygge irá apostar em cores claras, que ajudem a iluminar o ambiente e a dar maior amplitude e sensação de espaço. Caso seja fundamental o uso de cores mais vibrantes, o ideal é eleger apenas uma cor e empregá-la em detalhes pontuais, sem exageros.
Pensando nisso, seguem 5 maneiras de trazer o estilo hygge para a sua casa. Inspire-se!
LUZ: Na decoração Hygge, as velas são imprescindíveis. Elas trazem aconchego, intimidade, e as perfumadas estimulam os sentidos. Não podemos nos esquecer da iluminação natural, que é fundamental – preste atenção ao aproveitamento das janelas, elimine todo e qualquer adorno que impeça ou dificulte a passagem do sol durante o dia e escolha cortinas que tragam leveza. Para a iluminação artificial, quanto mais confortável melhor. Para isso, aposte em luzes quentes e luminárias mais amenas.
TOQUE NATURAL: Flores naturais sobre uma mesa. Plantas na sala. Paredes de cores mais neutras (branco, cinza, creme). Texturas de madeira ou pedra, lã, linho, algodão – para aquecer o ambiente. Todos esses detalhes usando materiais naturais fazem toda diferença no estilo e trazem felicidade através da simplicidade.
ABRA TUA CASA: O hygge acontece em qualquer lugar, não em apenas em um ambiente: ele pode ser aplicado um churrasco ao ar livre no verão, em um passeio pelo parque e até um jantar num restaurante. Mas, a maioria dos dinamarqueses gostam de se reunir no conforto do seu lar, por isso, inspire-se e abra as portas da sua casa para os amigos e família sempre.
OBJETOS COM MEMÓRIA: O hygge tem também muito de nostalgia. Uma viagem por aquele país que você tanto sonhou e realizou, aquela foto no porta retrato que relembre seus antepassados, livros com dedicatórias, aquela peça que já passou por toda a geração da sua família. Mantenha por perto as lembranças e objetos que te fazem felizes e tragam sensação de paz. Lembre-se sempre das experiências e coisas simples da vida.
ACONCHEGO E SIMPLICIDADE: Embora o hygge tenha mais a ver com desfrutar as coisas do que com objetos concretos, há elementos que ajudam. Usar roupas folgadas, ficar na cama no domingo debaixo do edredom por mais tempo do que o habitual, ler um bom livro ou tomar um café. Enrolar-se no sofá com uma manta, ver um filme. Por isso, abuse das malhas, almofadas e tapetes que trazem mais conforto e tornam a casa mais acolhedora e convidativa para você desfrutar desses momentos. Ah! Não esqueça do pelego! Lindo, aconchegante e quentinho!