Imigrantes na região de Torres: A devoção dos colonos alemães

Em 1826 vieram para essas bandas os primeiros imigrantes alemães, eram 84 famílias, num total de 400 pessoas. Elas foram divididas em dois grupos, levando em conta as suas convicções religiosas. Mais ou menos 40 famílias protestantes foram assentadas no Vale de Três Forquilhas, enquanto as outras ficaram mais próximas a Torres

23 de julho de 2023

Em 1826 vieram para essas bandas os primeiros imigrantes alemães, eram 84 famílias, num total de 400 pessoas. Elas foram divididas em dois grupos, levando em conta as suas convicções religiosas. Mais ou menos 40 famílias protestantes foram assentadas no Vale de Três Forquilhas, enquanto as outras ficaram mais próximas a Torres, mais precisamente no Vale do Mampituba, influenciados pela escolha do poderosos da época,  Paula Soares e Manoel Ferreira Porto (mentores da colonização alemã em Torres). Em agosto de 1827 fixaram-se em Três Forquilhas (Protestantes) e em meados de 1828 em Colônia São Pedro (Católicos).

Da devoção desses católicos surgiram, na Colônia São Pedro, sinais desta religiosidade: uma capelinha, uma igreja e uma Gruta em louvor a Nossa Senhora de Lourdes, incrustada junto ao morro.

 

A construção original desta capela remete ao começo do século XIX, quando um imigrante alemão – que chegou na região fugindo de seu país natal – cumpriu sua promessa por chegar à salvo ao Brasil e levantou uma pequeníssima capela, e nela esculpiu um crucifixo. O tempo passou e a capelinha foi abandonada, mas sua história passou de geração em geração. Já no século passado, foram feitas duas reformas de ampliação ao local e foi doada a imagem de São Sebastião (protetor de agricultores, do gado e contra pestes). Muito pouco do que havia da capelinha ainda resta, mas o crucifixo do pagador de promessa alemão ainda existe.

A Capelinha foi erguida por José Webber, em pagamento de promessa, há mais ou menos 180 anos, ampliada e restaurada pelo seu neto de mesmo nome.

 

Esculpida pelas águas do mar há milhares de anos, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, antes da Santa e das escadarias, os jovens imigrantes da Colônia São Pedro se aventuravam escalando o morro para chegar até a gruta e de lá poder contemplar sua bela paisagem. Numa dessas escaladas os jovens encontraram uma pequena imagem de Nossa Senhora.  Um projeto, idealizado por Pedro Arásio Webber e o Padre Pedro Casara com a devida autorização do Bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Bárea, resolveu colocar na Gruta a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, tal qual existe na França. As escadarias do santuário foram doadas uma a uma por várias pessoas, as quais em agradecimento ganharam uma placa de seus nomes nos 117 degraus existentes. Aos 11 dias de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, do ano de 1950, foi inaugurado o Santuário da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

A igreja foi construída no ano de 1954, um ano depois de criada a Paróquia Nossa  Senhora do Amparo que acaba de completar 70 anos. A igreja, porém, completará a mesma idade no próximo ano.

 

Fontes: Site Diocese de Osório; Site Prefeitura de Dom Pedro Alcântara; Marcos Antônio Witt.




Veja Também





Links Patrocinados