MARÇO AMARELO – DOENÇAS RENAIS EM PETS

As doenças renais estão entre as principais enfermidades em cães que possuem mais de 7 anos de idade. Elas se manifestam em diferentes graus e formas, chegando a acometer 60% da população de cães idosos.

30 de março de 2023

As doenças renais estão entre as principais enfermidades em cães que possuem mais de 7 anos de idade. Elas se manifestam em diferentes graus e formas, chegando a acometer 60% da população de cães idosos.

Várias são as causas que desencadeiam problemas no funcionamento dos rins em cães. A idade é a mais comum. Outros fatores estão relacionados à toxidade proveniente de várias situações que expõem o órgão às substâncias prejudiciais.

Além deles, infecções virais, presença de fungos, bactérias, câncer, doenças autoimunes ou hereditárias e bactérias também são agentes causadores de doenças renais.

Existem dois tipos de insuficiência renal, a aguda e a crônica. A primeira surge pela infecção que é ocasionada por ingestão de componentes químicos, como medicamentos inadequados, herbicidas, pesticidas entre outros.

A insuficiência renal crônica decorre de fatores genéticos e pode se manifestar ao logo da vida do animal. A principal diferença entre uma e outra é que a doença renal aguda pode ser curada, ao passo que a crônica, somente controlada.

Como os rins reagem às doenças

A função fisiológica dos rins é filtrar e excretar compostos como a ureia e a creatina.  Quando o órgão não está funcionando adequadamente, pode não conseguir evitar a perda excessiva de água e manter o equilíbrio entre nutrientes que precisam ser retidos pelo organismo.

Isso quer dizer que o pet com problemas renais tende à desidratação e o acúmulo de substâncias tóxicas, como as mencionadas creatina e ureia, no sangue.

Fique atento caso seu pet apresente os seguintes sintomas: diminuição ou aumento na quantidade de urina, sangue na urina, vômitos, perda de peso, mobilidade dificultada, moleza, depressão ou apatia, aumento do consumo de água.

Alguns dos sintomas podem ser confundidos são confundidos com outras doenças. Por isso, nunca medique seu pet por conta própria. O médico veterinário é o único profissional capaz de determinar o que seu amigo tem.

Após o diagnóstico preciso, o veterinário poderá indicar a fluidoterapia, um tratamento que tem por finalidade reidratar o cão. Geralmente, ele é feito por meio de soro com sódio e potássio.

Em alguns casos, o uso de alguns medicamentos para controlar vômito ou diarreia pode ser necessário.   Em casos de presença de bactérias que causam infecções, pode ser que antibióticos sejam prescritos.

Se não forem tratadas, as doenças renais podem prejudicar o desempenho dos sistemas digestivo, hepático, cardiovascular, hematopoiético, neurológico e esquelético.

Todos os cães podem estar suscetíveis às doenças renais, mas algumas raças devem ter atenção especial. São elas: beagle, cocker, lhasa apso, maltês, chow chow, bull terrier, pastor alemão, shar pei, poodle, dachshund, pinscher, shih tzu e schnauzer.

Como prevenir: Proporcionar hábitos saudáveis, além de manter a saúde do seu pet em equilíbrio, é o segredo para evitar o surgimento de doenças renais. Fatores relacionados à idade acabam implicando na diminuição das funções renais.

Apesar de esse ser um processo natural, você pode proporcionar melhor qualidade de vida ao seu amigo fornecendo-lhe uma alimentação equilibrada e de acordo com as necessidades da raça, do porte e da idade, além das especificidades particulares dele.

Além disso, independente de quantos anos seu pet tenha, as seguintes medidas podem ser tomadas:

  • Jamais administre medicamentos sem a prescrição do profissional;
  • Mantenha a água sempre limpa, fresca e à disposição do seu amigo;
  • Incentive-o a se exercitar com frequência;
  • Mantenha a vacinação em dia;
  • Faça o controle de parasitas;
  • Evite utilizar produtos químicos, como pesticidas e herbicidas no mesmo ambiente do animal;
  • Leve-o ao veterinário para consultas e exames de rotina.

 

Fonte: Petz

 

Conheça a ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) que cuida de animais abandonados, muitos deixados irresponsavelmente por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes e velhotes e femeas prenhas que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração ou compra de nosso calendário e, sobretudo adotando um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida.

PRECISAMOS MUITO DE RAÇÃO, PARA CÃES E GATOS ADULTOS E FILHOTES. Além dos animais de rua de Torres, alimentamos semanalmente os animais da aldeia indígena (Campo Bonito). Se você puder nos ajudar doando ração, pode comprar e nos avisar, nós buscamos e desde já agradecemos sua generosidade.

Visite nossas redes sociais!




Veja Também





Links Patrocinados