Marketing é um ser vivo? Uma contribuição sobre como criar seu marketing pessoal

Diferente do que muitos imaginam, sim, marketing é um ativo, presente no dia a dia de cada ser humano. No qual, individualmente, existe a necessidade de administrá-lo, com o intuito de atrair e desenvolver contatos, dar visibilidade a suas características fortes, competências e habilidades.

2 de junho de 2023
Por Camily Hennig Lumertz e João Pedro Melos Cardoso (acadêmicos do Curso de Administração da ULBRA Torres)

Diferente do que muitos imaginam, sim, marketing é um ativo, presente no dia a dia de cada ser humano. No qual, individualmente, existe a necessidade de administrá-lo, com o intuito de atrair e desenvolver contatos, dar visibilidade a suas características fortes, competências e habilidades.

A marca pessoal, de forma simplificada, significa a primeira impressão que suas ações demonstram, ou seja, todos os dias você está constantemente exercendo um posicionamento. Porém, ele é ao seu favor?

O posicionamento pessoal é uma das ferramentas mais utilizadas quando se trata da construção da sua marca, pois defende que você mantenha suas atitudes alinhadas com seus objetivos. De tal forma, exige que suas metas pessoais e profissionais estejam incessantemente em prática, sempre visando cativar a atenção alheia para o seu próprio benefício.

Sob essa análise, a frase do CEO da Amazon Jeff Bezos “Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala”, se faz um simples e eficaz exemplo de como sua marca pessoal funciona na prática. Pois, por mais difícil de admitir, o nosso cérebro desenvolve opiniões sobre outras pessoas inconscientemente, conforme o que sabemos e entendemos sobre elas.

Como por exemplo, se no seu ambiente de trabalho existe alguém que está sempre excepcionalmente alinhado, com roupas e cabelos arrumados e sua mesa no trabalho bem organizada. Existe uma grande chance dela ser rotulada de perfeccionista e/ou detalhista. De tal forma, determina que suas ações têm um grande reflexo sobre você.

 

Como criar sua marca pessoal?

 

Primeiramente, um dos principais pontos é conhecer a si mesmo e apostar no seu autoconhecimento. E para isso existem milhares de alternativas eficientes, tais quais:

– Viagens bem planejadas em pontos que aprimorem suas áreas de interesse e sua perspectiva de mundo.

-A prática de leitura diária, com livros ou artigos que instiguem e agucem sua curiosidade em conceitos culturais e intelectuais.

-Definir sua missão pessoal e quais são os valores que você mais preza, ou seja, ter um objetivo traçado e utilizar de seus próprios princípios para alcança-lo, te torna único e autêntico.

-Não tente ser bom em tudo, domine uma habilidade e a execute com perfeição. Realce para os outros seus pontos fortes e não os fracos.

 

Ademais, agora que sua autenticidade já foi criada, é de suma importância saber como você é visto pelos outros, e, dessa forma, procurar saber o seu valor pessoal e profissional.

Para isso, é necessário utilizar táticas no mercado. Exemplificativamente, buscar feedbacks de amigos próximos sobre como você se relaciona com eles e/ou feedbacks de empresas que já trabalhou sobre seu coleguismo. E assim, em cima do retorno, trabalhar seu comportamento pessoal.

Além disso, um bom ponto seria buscar seu nome no Google, de modo anônimo, e analisar se você tem um bom desempenho em seus perfis e a qual tipo de conteúdo você está relacionado. A partir disso, você encontra o seu posicionamento no digital e o valor que agrega a cada postagem.

Nesse contexto, você pode traçar uma estratégia direcionada ao meio online, como por exemplo, publicações que potencializem os seus valores e que te tornem positivamente relevante e criem interações. Tudo isso com o objetivo de ser constantemente lembrado e influente. Nunca esquecendo de exercer fisicamente uma boa apresentação, frisando uma postura ereta, um indispensável sorriso, organização sempre à frente dos demais, agilidade e compromisso.

Nesse cenário, é possível concluir que o marketing pessoal é uma das ferramentas mais necessárias para construir seu valor e reputação, aproximando você de possíveis clientes, contratantes e parceiros e elevando suas chances de realizações pessoais e profissionais, te posicionando como autoridade e influência em seu campo de atuação.




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