Moradores do bairro Centenário, localizado na entrada da cidade a esquerda, entre a Av. Castelo Branco e Rio Mampituba e entre o loteamento Parque das Águas e Vila São João, zona Oeste de Torres, reclamam da falta de infraestrutura do bairro. Segundo alguns deles que foram consultados, a falta de pavimentação e saneamento básico são os principais problemas enfrentados e causam transtornos à população.
Eles contam que reivindicam melhorias no bairro há vários anos, mas nenhuma providência foi tomada pelas últimas administrações municipais. “O que estamos pedindo é o básico. Pagamos nossos impostos, somos pais e mães de famílias e queremos ver nossas ruas pavimentadas sem buracos ou asfaltadas para termos uma melhor qualidade de vida”, relatam. Reclamam ainda que, com a chegada do inverno, as ruas ficam praticamente intransitáveis, além do acúmulo de lama, que causam várias doenças. Há faltas no sistema de esgoto, não tem rede coletora no bairro. As ruas estão cheias de mato, e quando chove elas ficam com água parada.
Ainda segundo eles, a culpa pela falta de infraestrutura no bairro não é somente desta Prefeitura. “No período político, todos candidatos prometem que vão ajudar e que irão atender nossos pedidos, mas até hoje ninguém fez nada. Acreditamos que a nova gestão faça algum trabalho e esperamos que seja o mais breve”.
Ainda sobre as dificuldades enfrentadas pelos moradores, estes dizem que vários pedidos foram elaborados e enviados aos órgãos competentes, a fim de chamar a atenção para o bairro, mas nada foi feito. “Talvez tenha vereador eleito que nem saiba que essas ruas estejam desse jeito, pois, somos um bairro de classe média, diante disso, talvez pra eles isso aqui está tudo asfaltado”, dizem.
Segundo os mesmos moradores do bairro Centenário, basta acompanhar a Câmara de vereadores para ver que nos encaminhamentos e requerimentos, nenhum é referente ao bairro. “Desafiamos qualquer um a mostrar um pedido de providencias e dizer qual serviço foi realizado pela prefeitura em nossa comunidade nos últimos anos. Fica nosso pedido a Prefeitura Municipal de Torres para que sejam executados em caráter de urgência serviços de limpeza, drenagem, terraplenagem, ensaibramento, pavimentação e posterior asfaltamento em algumas ruas do bairro, pois, maioria ainda é de chão batido, não sabemos quando foi a última vez que a Prefeitura fez algum serviço parecido no local” sentenciam.
Outro problema que nosso bairro enfrenta é a falta de Equipamentos públicos e serviços, não temos Posto de Saúde, escola, creche e nem uma praça com Parque infantil, nossas crianças brincam nas ruas, crianças tem de se deslocar até a Av. Castelo Branco, pois, ônibus escolar não entra no bairro, viatura de patrulhamento policial não são vistas passando pelas nossas vias. Diante disto, a população tem de buscar fora do bairro serviços de saúde, assistência social, educação e transporte.
Pedidos de moradores em outros bairros de Torres
GUARITA – Moradores residentes na Rua Ariel Silva, pedem providencias para que seja colocado materiais no leito da rua, para melhorar a pavimentação e dar trafegabilidade aos usuários desta rua; Pedem providências para que seja refeita a pintura da faixa de pedestre já existente e implantação de redutores de velocidade na extensão da Rua Santa Helena; Os moradores da Rua Ariel Silva e Rua Santo Antônio, reclamam que é preciso urgentemente serem atendidos, com limpeza da rede coletora de águas pluviais, pois, sofrem com bueiros entupidos, que causa danos, prejuízos e outras situações desagradáveis.
CURTUME – Moradores pedem Limpeza da rede de esgoto pluvial e reparo das tampas dos bueiros localizada na Av. Independência, e demais vias do entorno da Escola Estadual de Ensino Médio José Quartiero; Reclamam da demora para atendimento dos pedidos solicitando a colocação de placas de identificação e denominação das ruas no Loteamento Morada das Palmeiras.
STAN – Pedem que seja feita a padronização e o conserto das calçadas nas ruas Coronel Pacheco e Joaquim Porto, que são vias centrais; Colocação de redutores de velocidade na Rua Elizeu Kuwer, Rua Amazonas e rua Vinte um de Maio; limpeza geral com capina, retirada de entulhos e pinturas de meio fio nas Rua José Guilherme Raupp, Rua Balbino de Freitas e demais logradouros do bairro.