Os gatos são muito conhecidos pela independência. Mas isso não significa que eles não precisam de cuidados. Vamos falar sobre as 5 necessidades dos gatos que todo tutor deve saber.
- Fornecer local seguro para o gato
Os gatos, na natureza, costumam evitar os conflitos. Por isso, quando se sentirem ameaçados, a primeira alternativa destes animais será fugir. Dessa forma, é muito importante que o tutor entenda as necessidades dos gatos e forneça um local seguro para ele em casa. Este espaço deve ser privativo e fora do alcance de outros animais e fora do alcance de crianças. Podemos citar como exemplos de locais seguros: 1) Uma caixa de papelão virada, com teto e fechada nas laterais, formando uma “casinha”. 2) Uma prateleira alta e vazia, para onde o gato possa saltar e ficar quando desejar. 3) Uma cama bonita, do tipo “toca”, que se encontra em pet shops.
Atenção: Jamais invada o local seguro e retire o gato à força de lá. O local seguro é uma das necessidades dos gatos e deve ser respeitado.
- Recursos ambientais duplicados e separados.
Os gatos são uma espécie que se estressa com facilidade. Dessa forma, é importante que você espalhe vasilhas de água em diferentes cômodos da casa, por exemplo. O mesmo serve para a caixa sanitária, caminha, arranhadores, brinquedos e locais para se esconder! Assim, caso algum estresse ocorra em uma região da casa, e o pet não saia dali,as necessidades dos gatos poderão ser atendidas.
- Comportamento predatório
A domesticação desses felinos é mais recente do que a dos cães. E que é por isso, entre outros motivos, que eles ainda conservam muitos dos instintos dos seus ancestrais. Entre eles, o comportamento predatório. Sim, caçar é uma das necessidades dos gatos. E uma forma segura de satisfazer tais necessidades dos gatos é simular a caça com uma brincadeira de varinha ou esconder a ração em brinquedos ou pela casa. Dessa forma, o gato fica feliz e você também. O comportamento predatório requer envolvimento físico e mental. Lembre-se que o gato deve conseguir capturar a “presa”. Então, é bom terminar a brincadeira com uma recompensa saborosa.
- Interação social previsível Não adianta forçar. Uma das necessidades dos gatosé escolher quando e com quem se relacionar. Assim, faça carinho no seu pet apenas quando ele permitir. Dessa forma, ao adquirir confiança, o felino vai pedir a sua atenção.
- Respeitar o olfato do gato Grande parte da comunicação dos gatos é pelo olfato. Por isso, espalhar seu “cheiro” pelo território é uma das necessidades dos gatos. Os arranhões e os esfregões nas portas, móveis e objetos servem para isso. Assim, as manchas e marcas deixadas pelos gatos devem ser limpas aos poucos. Evite tirar todas elas de uma só vez. Tampouco faça grandes faxinas nas coisas dos gatos. Quando você remove os cheiros dos gatos do seu ambiente, ele deixa de reconhecer o ambiente como seu. O felino fica muito inseguro.
Evitar perfumes fortes, incensos e cheiros diversos, como o cigarro, também é uma ótima dica para um gato feliz.
Que tal ter um lindo amigato em sua casa? (Fonte: onco support)
Conheça a A ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) – que cuida de animais abandonados em Torres, muitos deixados irresponsavelmente por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes e velhotes que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração ou compra de nosso calendário e, sobretudo adotando um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida. Com a pandemia, as feiras de adoção não podem ser realizadas e eles não podem ser vistos, ficando esquecidos nas casas de passagem.
Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a divulgá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e combine uma visita, que pode ser feita com toda a segurança.
Visite nossas redes sociais! – https://www.facebook.com/atpa94