No verão, seu pet precisa de cuidados especiais

Os pets podem ser mais sensíveis ao calor do que os seres humanos. Problemas como hipertermia, desidratação, queimaduras nas patas e até câncer de pele são bastante comuns. Dessa forma, para que as brincadeiras de verão para cachorros sejam feitas com segurança, preste atenção em alguns detalhes

17 de fevereiro de 2022

O verão é uma época deliciosa para brincar com os cães. Mas, para isso, é importante tomar alguns cuidados. Os pets podem ser mais sensíveis ao calor do que os seres humanos. Problemas como hipertermia, desidratação, queimaduras nas patas e até câncer de pele são bastante comuns. Dessa forma, para que as brincadeiras de verão para cachorros sejam feitas com segurança, preste atenção ao seguinte:

Evite as brincadeiras de verão para cachorros e a exposição ao sol em horários de muito calor. Os horários entre 9h00 e 16h00 costumam ser os mais perigosos. Prefira sempre o início da manhã e o fim da tarde.

Procure ambientes ao ar livre e ventilados para realizar as brincadeiras de verão para cachorros. Por não possuírem glândulas sudoríparas como os seres humanos, os cães precisam abrir a boca e colocar a língua para fora para perder calor. Um ventinho fresco ajuda muito nessas horas a evitar problemas como a hipertermia.

Tenha em mãos sempre uma garrafinha de água fresca e mantenha as tigelas sempre limpas e cheias. Apesar de não transpirarem como nós, os cães costumam perder líquidos pelos coxins das patinhas e pela urina. Além disso, o contato com a água ajuda a reduzir a temperatura corporal do pet.

Evite fazer as brincadeiras de verão para cachorros em superfícies que possam gerar queimaduras nas patas, como asfalto quente, pedras e areia. As patinhas dos pets podem ser muito sensíveis e sofrer queimaduras graves.

Por fim, evite grandes esforços. Cães adoram brincar, mas não costumam saber a hora de parar. Se o seu pet estiver muito motivado, ele pode continuar brincando mesmo com dor, calor, sede e cansaço. Preste atenção aos sinais.

Uma ideia bastante simples, mas ótima para os dias e horários mais quentes são os brinquedos congelados. Pegue alguns brinquedos do seu cão, de preferência aqueles com borracha e plástico mais resistente, e recheie com ração úmida ou papinha de frutas. Em seguida, leve os brinquedos para o congelador e deixe lá até que virem “picolés” ou “sorvetes”.

Em seguida, ofereça os brinquedos congelados para o seu cão. Se quiser estimular ainda mais as brincadeiras de verão para cachorros, esconda esses objetos pela casa, em locais de fácil acesso para o pet, e deixe ele procurar.

Certamente o seu pet irá adorar o desafio de procurar e retirar o sorvetinho de dentro do brinquedo. Fique atento apenas para que ele não engula borracha ou plástico junto. O seu companheiro deve ser capaz de retirar o “prêmio” sem dificuldades.

O nado cachorrinho não tem esse nome em vão. Os cães conseguem se deslocar na água. Muitos, inclusive, adoram! Se o seu pet for um desses, convide-o para um mergulho na piscina sempre que possível. De preferência, antes de limpá-la, pois a pelagem pode cair na água.

Lembre-se, no entanto, que os cães não são nadadores profissionais. Eles podem cansar rápido e ficarem muito confusos, sem saber como sair da piscina. Dessa forma, esteja sempre presente e ajude-o quando for necessário.

A atenção deve ser redobrada em mergulhos no mar, lagoas ou rios. A correnteza pode ser mais forte do que imagina e colocar você e o seu pet em perigo. Se você tem um cão que gosta de água, mas não tem piscina, tente conseguir um balde ou bacia grande. Coloque os brinquedos dele na água e convide-o para a brincadeira.

Chuveiros e mangueiras também podem ser ótimos para as brincadeiras de verão para cachorros. Use-os sempre com responsabilidade, sem consumir água em excesso. E preste atenção aos ouvidos do pet para evitar problemas como a otite em cães e gatos.

Passear ao ar livre pode não parecer uma brincadeira para você, mas para o seu cão é uma das atividades mais estimulantes que existem. Nos passeios, os cães conhecem paisagens, sons e cheiros diferentes. Tudo é novidade!

Por isso, use e abuse desse momento com o seu peludo. Faça, pelo menos, um passeio por dia com o seu cão. E tente, sempre que possível, variar o percurso. Dessa forma, ele poderá socializar com animais e pessoas diferentes.

 

Conheça a ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) que cuida de animais abandonados, muitos deixados irresponsavelmente por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes e velhotes que aguardam um lar.

Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração ou compra de nosso calendário e, sobretudo adotando um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida. Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a divulgá-los.

PRECISAMOS MUITO DE RAÇÃO, VERMÍFUGOS E ANTI – PULGAS. Além dos animais de rua de Torres, alimentamos semanalmente os animais da aldeia indígena (Campo Bonito). Se você puder nos ajudar doando ração, pode comprar e nos avisar, nós buscamos e desde já agradecemos sua generosidade.




Veja Também





Links Patrocinados