Assisti a abertura da 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe, evento internacional realizado aqui em Torres, na Ulbra, uma das cidades envolvidas pelo Geoparque Mundial da Unesco Caminho Dos Cânions Do Sul. Também conferi alguns estandes lá presentes, com criativo artesanato e produtos que remetem a peculiaridades da nossa região.
Na prática o Geoparque foca nas nossas formações geológicas de milhões de anos atrás, de uma época das erupções vulcânicas que aconteceram no Planeta Terra e que criaram em torno dela, belezas naturais como os nossos Cânions e outras manifestações da Natureza. Mas não é só isto. O programa de destaque destes geoparques sugere que culturas humanas ancestrais, por todo mundo se formaram no entorno destas formações rochosas singulares, culturas que desde os primórdios se integraram com seu meio natural. Estas trocas sustentáveis entre ser-humano e a natureza, com esforços para que se mantenham preservadas e melhorando a qualidade de vida de todos, estão no âmago do nosso Geoparque (e da Conferência Internacional aqui sediada)..
Minha opinião é que devemos ter orgulho de estar integrados ao Geoparque Cânions do Sul, assim como temos de ter orgulho das coisas que fazem parte da cultura dos municípios envolvidos na região geográfica e geológica. Nos incorporar – como parte do Geoparque – e incorporar esta cultura natural em nossas cidades é o caminho uma efetiva fusão. A Cultura especial gerada na mistura de costumes e produtos das sociedades deveria ser sintetizada e compartilhado mundialmente, como já começa a ser feito. Parabéns aos envolvidos.