O abate de seres por disputa de água já começou no Planeta Terra

"O caso dos camelos na Austrália marcou a primeira vez em que animais foram abatidos em larga escala por causa da disputa com seres humanos pela água. Não sendo pessimista, mas este tipo de ação nos mostra que o futuro será bem diferente do que pensávamos..." (por ATPA)

22 de janeiro de 2020

No começo de janeiro, os jornais noticiaram que milhares de camelos selvagens seriam abatidos por franco-atiradores na Austrália. A justificativa dada pelas autoridades é que devido às queimadas de 2019 na Austrália, a água se tornou escassa. No deserto australiano, estima-se uma população de um milhão de camelos, sendo que muitos deles estariam se aproximando das comunidades de humanos para buscar água e alimento, o que colocaria em risco os moradores desses locais.

Esta foi a primeira vez que animais foram abatidos em larga escala por causa da disputa pela água com seres humanos.

Não sendo pessimista, mas este tipo de ação nos mostra que o futuro será bem diferente do que pensávamos, onde novas relações de força e poder surgirão em disputa do que hoje desperdiçamos: a água. O desperdício da água está relacionado com a crença ultrapassada de que ela é inesgotável. Ela não apenas é esgotável como também pode ser poluída em um nível determinado que não seja possível mais utilizá-la. Um exemplo em nosso país de poluição irreversível é a do rio Doce em Minas Gerais, atingido pelo rompimento de uma barragem de contenção de produtos químicos utilizados na mineração, em Mariana.

Saber usar a água, não significa apenas diminuir o tempo do banho, usar uma bacia para lavar a louça e não na água corrente, não ter piscina (principalmente em cidade de praia, já que há o mar!!!), deixar de lavar o carro toda semana e nunca lavar a calçada. Saber usar a água implica muito mais em ações para preservá-la, que seria cuidar das nascentes, da vegetação em volta dos rios, purificar ao máximo a própria rede de esgoto em casa, fazer regularmente manutenção na rede de abastecimento para evitar a perda da água e, principalmente, deixar de usar produtos químicos para a limpeza da casa, higiene pessoal e agrotóxicos, dando preferência para os produtos naturais, já que não poluem o meio ambiente.

Todos os anos são despejados bilhões de litros de produtos químicos em rios, córregos, lençol freático (através das fossas) e no mar, sem que haja a possibilidade da natureza desaparecer com eles, ao contrário, eles vão se acumulando, e retornam para o nosso uso diário!

Este ano, pesquisa registrou que diversas capitais do Brasil apresentam poluição na água por agrotóxicos, como é o caso de Florianópolis que sequer tem plantação em seu território. Toda vez que lavamos e consumimos um produto com agrotóxico, ele acaba no ambiente natural.

Muitas pessoas falam que no futuro haverá guerras por causa da água, eu acredito que não serão guerras, porque sabemos que não há paridade de forças entre países, cidades ou mesmo comunidades, haverá, sim, o extermínio de seres humanos ou não-humanos que não tiverem condições de lutar, assim como os camelos na Austrália.

É triste ver o que estamos fazendo com o Planeta, sendo aterrorizadora a nossa inércia em mudar hábitos e entender que a vida está muito além de cada um de nós, de nossos desejos.

Precisamos buscar, em cada ação, o equilíbrio para que o presente e futuro sejam de harmonia e paz.

Como dica, visitem o canal no youtube “pensando ao contrário” onde há várias dicas de como ter uma vida mais sustentável. Faça por amor à vida, à sua família, aos outros seres e por você mesmo(a), faça da sua existência uma contribuição para o futuro com qualidade de vida para todos(as).




Veja Também





Links Patrocinados