Nesta semana, concedo meu espaço nesta coluna para compartilhar um texto do vereador torrense Moisés Trisch – em memória ao querido amigo Ivam Roque Sá Brocca, que nos deixou nesta semana.
“O amigo Ivam Brocca partiu. Fez a passagem para o mundo espiritual. Era amigo de verdade, na mais pura concepção da palavra. Bancário por muito tempo, sempre, sempre foi advogado. Muito antes da faculdade, antes de conhecer o direito, já intercedia, reclamava, defendia, postulava em favor dos amigos e dos mais fragilizados. Sempre buscou a justiça, muito além da mera justiça legal ou institucional. Amava a justiça plena, muito além do que consegue abarcar a lei. Amava e perseguia a justiça social e buscou a política p/ atuar para isso. O Partido dos Trabalhadores, que presidia em Torres, nunca foi, p/ ele, um fim em si mesmo. Era instrumento e, como instrumento, quando apresentava defeito, ele parava o trabalho e exigia conserto da ferramenta. Pessoa de origem humilde, buscou conhecimento e fez dele instrumento de ação, jamais de humilhação. Tinha sim orgulho de seus feitos, mas não era um “orgulho orgulhoso”, ao contrário, quem o conhecia sabia da sua humildade, revelada em qualquer diálogo, (diálogo que, p/ ele, sempre iniciava com escuta). Sabia falar como poucos, mas ouvia como ninguém. Escutava verdadeiramente.
E como gostava de enaltecer seu próximo! Não conheci até hoje ninguém que sentisse tanto prazer em elevar quem ele entendesse merecedor. Elogiava verdadeiramente. Identificava as qualidades da pessoa e as colocava em evidência, fazendo isso com prazer verdadeiro, que podia ser sentido nas palavras. Ele adorava as palavras, tinha cuidado e carinho com elas, e as empregava bem. Dono de uma crítica contundente e até mordaz, usava desse expediente com parcimônia, mas sempre que preciso fosse, p/ quem ousasse praticar injustiça na sua presença.
Conheci o Dr. Ivam Brocca ao atendê-lo, como servidor da justiça. Ele era de uma educação e cortesia singelas e únicas, todos servidores queriam encarregar-se dele. Quando eu estava desiludido localmente com meu partido em 2015/16, fiquei sabendo que o Dr. Ivam era petista. O procurei e ele me apresentou ao partido, a muitas outras companheiras e companheiros que até então não conhecia. Adotou-me politicamente e passou a incentivar minha participação. Assumi o partido em 2019. Ele presidente, eu como vice. Desde então, foi meu suporte, meu ancoradouro em dias de tempestade. Você fará muita falta companheiro, verdadeiro companheiro (sem você como ficará nossa retaguarda na trincheira?), nossa “soma de inteligências” sofre dura e insubstituível subtração. Mas vamos honrar tua luta com mais luta!
Vai o homem, o pai, marido, conselheiro estadual da OAB, adv. das causas que muitos tinham receio em abraçar. O orgulho é nosso, é de Torres, de tê-lo tido aqui, conosco” (texto por Moises Trisch, vereador de Torres).