OPINIÃO – AVENIDA DO RIACHO: TALVEZ OUTRA PONTE TORRES x PASSO?

Coluna semanal de Fausto Junior - A FOLHA- Torres - RS.

24 de dezembro de 2024
Por Fausto Júnior

O Prefeito Carlos Souza irá inaugurar na quinta-feira, dia 26 de dezembro, a obra que revitaliza de forma competente a Avenida do Riacho, no trecho entre a Avenida Castelo Branco e o Rio Mampituba. A Avenida de duas – vias bem separadas pelo chamado “Valão” encerra no Mampituba, em trecho muito próximo ao outro lado da margem do manancial localizada no Passo de Torres. E o lugar lá em Santa Catarina não possui muitas casas…  Existe por lá uma espécie de Estaleiro, que poderia ser parte de uma desapropriação feita pelo município do Passo para que, junto com Torres, fosse construída outra ponte ligando as duas cidades e os dois Estados federativos:  RS e SC.

Penso que a ponte atual está localizada em uma área conturbada urbanisticamente, tanto no Passo quanto em Torres. Além disto, o equipamento não comportaria trafego de caminhões, atualmente proibido por conta da fragilidade estrutural da ponte de concreto.  E os motoristas que utilizam a ponte para passar para um lado ou para outra cada vez aumentam mais, quando também passam pelos centros das cidades nos dois casos, o que atormenta mais ainda o trânsito central local.

A ponte construída na Avenida do Riacho, um bairro menos central de Torres, chegaria mais na periferia do Passo de Torres também, além de permitir o trafico de serviços de logística pesado (caminhões e ônibus) na relação entre as duas cidades. Seria um golaço.

Não sei se isto já foi pensado, mas se não foi, humildemente a coluna sugere estudos.  Ou não deveria?




Veja Também





Links Patrocinados