OPINIÃO – Desemprego afeta mais a Periferia de Torres

A VOZ DOS BAIRROS - Por Dani dos Santos Pereira - A FOLHA - Torres - RS - Brasil -

20 de junho de 2024
Dani Pereira

Sem renda, sem transporte, sem água e sem saúde. A lista de problemas é grande e não termina aí. Segundo levantamento da União das Associações de Moradores (UAMTOR), os desempregados em Torres estão concentrados na periferia. Em alguns bairros, como São Jorge, Vila São João, Porto Alegre, e Praias Sul, um em cada oito moradores em idade ativa de trabalho não têm emprego. “Toda minha área de trabalho para na baixa temporada e outras áreas não estão contratando. Nós não tínhamos reservas financeiras e hoje minha família, meus colegas trabalho e o pessoal do bairro estão sobrevivendo das campanhas de solidariedade. O auxílio emergencial e hoje o Bolsa Família não é suficiente para pagar todas as despesas, e o quê aparece de trabalho é um bico ali outro aqui”, explica Sonia Maria, 33 anos, camareira e moradora do bairro São Jorge.

De acordo com a pesquisa, a população que não estava trabalhando disse que gostaria de trabalhar em uma ocupação na localidade em que moram, confirmando o que a Sonia vê na sua comunidade: “Hoje tem mais gente desempregada do que trabalhando aqui no bairro”.

 

GUARITA – Aconteceu nesta terça feira (11) uma assembleia geral dos moradores promovida pela Associação, para tratar da regularização dos terrenos do bairro. Nela, um representante da empresa Tellus Urbanismo fez explanação dos procedimentos e etapas a serem seguidos pelos moradores, que anseiam pela escritura definitiva de seus imóveis. Se faz necessário a recuperação e manutenção viária da Rua dos Embaixadores de Cristo; melhorar cuidados com a zeladoria e reparos na iluminação dos banheiros do Parque Estadual da Guarita; confecção de pavimentação nas Ruas São Carlos, São Sebastião e Riacho Doce; Providenciar a desobstrução da rede pluvial para dar vasão as águas Pluviais na rua Araribóia, com a rua São Pedro, e Guarita.  Reparos na pavimentação com colocação de material na Rua Ariel Silva; providenciar a realização da limpeza geral de lixo e entulhos no entorno do bairro e ao longo das dunas.

 

SÃO FRANCISCO – Pedem providências quanto ao reparo do buracos e desnivelamentos nas calçadas das ruas; limpeza geral da rede coletora de águas pluviais  e das bocas de lobo e providências quanto ao concerto da rede de esgoto pluvial nas vias, isto para resolver os problemas do acúmulo de água no bairro, dando assim  espaço para o escoamento necessário das águas pluviais;  reparo e manutenção de buracos nas ruas ; colocação e reposição de poste e kit de iluminação em locais que ainda são inexistentes; reparos na pavimentação e colocação de base graduada na Rua Leopoldino João da Rosa.

 

PRAIA DA CAL – Moradores pedem o recolhimento de podas de árvores depositadas nas vias públicas; conserto da ponte de madeira no portão para evitar acidentes pelos usuários; recuperação no asfalto das Ruas Bonfim e Avenida Alfiero Zanardi, que estão esburacadas.  Solicitam ao Poder Executivo para que seja realizada revisão na rede de iluminação pública; pedem solução quanto a limpeza da rede coletora de águas pluviais, onde os bueiros transbordam com esgoto sanitário; providências para à implantação de faixas de segurança para travessia de pedestres nas ruas e próximo ao pórtico de entrada do Parque da Guarita e Praia da Cal.

 

PORTO ALEGRE – Solicita ao Poder Executivo que faça o conserto de canos no cruzamento da Rua dos PMs com a Rua Central; Solicitam a limpeza geral das redes coletoras de águas pluviais; limpeza geral com a retirada de entulhos e capinas das ruas do bairro; revitalização e recuperação de pavimentos das vias públicas, que se encontram em péssima conservação sem condições de trafegabilidade.

 

CURTUME – Moradores pedem a limpeza, roçada e capinada do meio fio das Ruas do bairro; querem operação “Tapa Buraco” na Av. Independência, em frente a E.E.E.F.;  providências quanto a operação tapa buracos nas Rua Caxias do Sul, Rua Vinte e Um de Maio; manutenção e limpeza geral das redes de coletas de águas pluviais, dos bueiros e bocas de lobo;  providencias para limpeza, capina com retirada de entulhos das ruas para melhorar escoamento das águas  que ficam acumuladas; revitalização da pavimentação das ruas com nivelamento, recuperação e confecção de calçadas padronizadas e solução para esgoto que corre a céu aberto.

 

STAN – Moradores pedem à implantação de redutores de velocidades nas Ruas José Luiz de Freitas, Rua Alexandre Maggi, Avenida do Riacho; manutenção preventiva da pavimentação das vias públicas que  estão em péssimo estado de conservação,  com reparo dos desníveis e tapa buracos estes que estão ocasionando prejuízos e danos matérias para quem circula por estas ruas; colocação de sinalização de trânsito  na Rua José Luiz de Freitas;   e notificação dos proprietários de terrenos baldios para que providenciem cortes de grama em seus imóveis; capina, limpeza e retirada de lixos/entulhos das ruas, pintura dos quebra-molas, faixas de segurança e pinturas de meios fios.




Veja Também





Links Patrocinados