OPINIÃO – ENTRADA DA CIDADE DE TORRES

Um estudo de viabilidade se faz necessário urgente, para ampliação de novo trecho de faixas adicionais na Av. Castello Branco – na entrada de Torres.

13 de fevereiro de 2025

Um estudo de viabilidade se faz necessário urgente, para ampliação de novo trecho de faixas adicionais na Av. Castello Branco – na entrada de Torres. A implantação do novo rolamento aliviará o trânsito desafogando o tráfego da rodovia de acesso a cidade.

Graças a Contrapartida da rede STOK Center (supermercado), foi feita melhorias na entrada da cidade na Avenida Castello Branco, como parte do plano de melhorias na drenagem e fluidez do tráfego e das obras de pavimentação asfáltica na região. Mais de 200 mil veículos entraram pela Castello Branco entre o Natal e o final de ano. Diferentes avanços já foram notados. Entre os destaques está a drenagem realizada no local, a construção das novas redes coletoras de águas pluviais que ficavam sobre a pista de rolagem, prejudicando o trânsito e ocasionando acidentes com danos materiais, inclusive fatais.

Mesmo assim se faz necessário a ampliação como a construção de faixas adicionais no principal acesso de entrada da cidade, aliviando a fluidez da rodovia, principalmente nos períodos de eventos e festas de fim de ano, podendo os motoristas se deslocar em menor tempo e maior segurança.

 

MOBILIDADE EM FOCO – Torres teve aprovado ano passado pela Câmara de Vereadores um plano abrangente para melhorar a mobilidade urbana no município. Entre as ações planejadas está o estudo para a criação de rotas alternativas para desafogar o tráfego. Mas para isto, penso que a prefeitura deva estudar formas de iniciar o alargamento da Av. Castelo Branco para melhorar condições de acesso a cidade, favorecendo também a fluidez do tráfego no local.

 

Aumento da malha cicloviária – A Prefeitura de Torres deverá promover estudos, o que também está no Plano de Governo do prefeito eleito, para a construção de uma ciclovia ou ciclo faixa na mesma Av. Castelo Branco, que conectará o centro aos bairros, além de outras ruas.

 

Lombadas eletrônicas ou quebra-molas na Castelo Branco – Redutor de velocidade com Lombada eletrônica, também na Castelo Branco funcionaria melhor, levando mais segurança e eliminando o incomodo que estas lombadas permanentes causam aos motoristas, que são obrigados a arrancar e parar nas longas filas que se formam. As eletrônicas tem o mesmo efeito das lombadas físicas, porém as regras e ações preventivas das eletrônicas, trazem maior agilidade e segurança ao transito.

 

Garantir fluidez – A prioridade é garantir fluidez, sem restrição de movimento, ou seja, as lombadas e ‘quebra-molas’ são impedimentos reais, que trancam e geram filas no estreito acesso a cidade. Assim, a realização da construção de uma alça para entrada no Parque do Balonismo manteria uma opção para o usuário acessar o espaço nos dias de eventos, sem ficar em  filas travando o trafego.

 

PRAIA GRANDE – Limpeza para desobstruir a rede de esgoto pluvial ao longo da Avenida Beira Mar, com reparos e conserto nas bocas de lobo quebradas;  Reparo de buraco na rua General Firmino Paim, esquina com a Av. Silva Jardim.

 

 




Veja Também





Links Patrocinados