Embora muitos vereadores e moradores de Torres reclamem (com razão) de falta de providências em vias de bairros de Torres, no quesito pavimentação (algumas ainda de chão batido) e reclamem também pedindo arrumação de vias esburacadas há décadas, o governo atual que se encerra em breve, comandado pelo prefeito Carlos Souza, investiu, sim, em bairros, diferente de certo mantra repetido pelos oposicionistas, o que é normal em período de eleição.
Falta pavimentação de mais trechos das vias de ligação das praias do sul, mas já está prometido e definida a pavimentação da Interpraias entre a Praia Paraíso e a Praia Estrela do Mar, passando pela Praia Real. Falta arrumar outras vias importantes da Praia Itapeva, mas já foi pavimentada a rua principal entre a Estrada dos Cunhas e as ruas da beira mar. Estas praias ainda se beneficiaram com o ASFALTAMENTO da Estrada dos Cunhas, entre a BR 101 e a Estrada do Mar, o que dá conforto para veranistas e moradores que são ou trabalham nas cidades de Morrinhos e Três Cachoeiras, por exemplo, além da ligação de logística de abastecimento entre a BR e as praias do Sul para os comércios dos balneários.
Efetivamente, faltaram investimentos mais importantes em vias das praias Webber, Recreio e Tupinambá, dentre outras. Mas os loteamentos e ocupações por lá são muitos deles irregulares e às vezes fica difícil até achar legalidade em investimentos públicos por isso. No entanto, o asfaltamento do trecho destas praias da via INTERPRAIAS seria uma boa decisão para governos seguintes. Ai, a via poderia ser a principal entre todas as praias do Sul, como é no município de Arroio do Sal, que é muito maior em litoral (embora MUITO menor em população) e já possui este conforto (interpraia asfaltada) aos moradores de todas as comunidades por lá.
INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES SÃO MAIS VALIOSOS
O governo Carlos também promoveu obras que podem ser consideradas ESTRUTURANTES. E também foi em bairros periféricos. Ao invés de na Vila São João pavimentar ruas de pouco movimento e de pouca utilidade geral, mesmo que estas estejam necessitando muito em alguns casos, nestes quase 8 anos com Carlos a administração de Torres fez o aumento da parte asfaltada da ligação da Vila São João com a cidade de Mampituba (por dentro dos municípios), entre o centro da Vila e o bairro Barro Cortado.
Fez também parte da ligação de duas novas entradas de Torres: o término do asfalto da Estrada da Salinas e a obra que está para ser entregue da pavimentação da chamada Estrada do Normélio, que liga o sul da região central (no bairro Curtume) com a Estrada do Mar… além da Estrada dos Cunha e a parte da Interpraias já citadas no texto acima.
A obra da melhoria do escoamento da Avenida Castelo Branco negociada junto ao pessoal do Stok Center, que está para ser entregue, também é estruturante. Dá força para a decisão, também do governo Carlos, de municipalizar a Avenida Castelo Branco (na parte de cima) e municipalizar trecho da Estrada do Mar (até o Faxinal) onde o novo mercado terá seu empreendimento na esquina entre as duas vias. Esta transformação é grande. Penso que o trecho da Estrada do Mar entre a avenida de entrada de Torres e o bairro Faxinal vai, de uma hora para outra, se integrar na urbe local – emendando São Jorge, Centenário, Faxinal, com os bairros sul do centro: Curtume, Igra Sul e São Francisco, o que dará novos fluxos de acesso ao centro e às praias de Torres. Isto é investimento estruturante. Parte disto à beira do Parque Itapeva, o que pode ter valia (com preservação) por empreendimentos imobiliários pela questão paisagística… ou não?
GOVERNO JOÃO ALBERTO E NÍLVIA FIZERAM MAIS INVESTIMENTOS SOCIAIS
O governo João Alberto Machado (2005/2012) conseguiu também fazer investimentos em áreas centrais de Torres, como o asfaltamento de Avenida Silva Jardim, das vias que ligam as praias ao Morro do Farol, o início da obra do Calçadão da beira Mar, além de recapeamento de avenidas importantes, como Castelo Branco (entre Ulbra e o centro), Barão do Rio Branco (toda) e outras. Mas foram na estrutura de apoio social os maiores destaques. O governo do MDB fez três escolas praticamente novas: a transformação da Escola Mampituba, a nova escola e a nova creche do bairro Campo Bonito e a principal: a Escola Zona Sul, construída nova ( à época) e que entrega ensino para milhares de moradores (muitos de baixa renda) das regiões do sul do centro de Torres, que antes tinham de vir ao centro para estudar.
O último governo do MDB, com João Alberto como prefeito por oito anos, também construiu vários postos de Saúde novos, como os do São Francisco, o do São Jorge, e o Centro Vida, no Campo do Torrense, que tem o CAPS junto. Outras reformas em creches e em postos de Saúde também se destacaram.
Já o governo Nílvia Pereira (PT – 2013/2016) se diferencia na época este sim por asfaltar algumas ruas centrais (na região da Prainha, por exemplo) e outras que dão conforto a periferias, mesmo não sendo ruas de muitas ligações estratégicas. Asfaltou várias ruas que ligam o centro com a Zona Sul (do centro – por dentro), dando apoio às únicas ligações que haviam, a Avenida José Bonifácio e a Avenida do Riacho. E construiu várias rotatórias e rótulas para facilitar a ligação aos bairros mais periféricos do centro. Na Vila São João asfaltou várias ruas que não têm muito uso de ligação, mas que dão conforto aos moradores do bairro. Fez isto também no entorno do condomínio fechados, ao estruturar bem os bairros São Francisco e Guarita (Riacho Doce), em parte com investimentos federais mas também por conta das contrapartidas das obras do condomínio, colocando asfalto e ligações de esgoto em muitas ruas dos simples locais onde mora muita gente de pouco poder aquisitivo. Também deu início a obra da Estrada da Salinas. Estes são exemplos de investimentos sociais, colocados por alguns governos ( João Alberto e Nílvia) por opção aos investimentos estruturais além de investimentos no ambiente de capital, como no ambiente do Turismo/ Veranismo (que teve várias obras pelo governo Carlos).