Os torrenses perceberam um aumento na criminalidade em Torres nos últimos 12 meses, de acordo com levantamento da União das Associações de Moradores – UAMTOR. A partir dessa percepção, os moradores dos Bairros passaram a assumir padrões e vivências condicionadas pelo medo, segundo a pesquisa:
- Maioria dos moradores disseram que evitam frequentar locais desertos ou eventos com pouca circulação de pessoas, ou frequentar locais com grande concentração de pessoas. Com relação a diversão preferem não sair à noite e não frequentam lugares com consumo de bebida alcoólica. Já quanto à mobilidade, dizem que o transporte coletivo em Torres ainda é seguro, não tem casos de violência.
Ainda de acordo com a pesquisa, os entrevistados foram vítimas dos seguintes crimes:
- Furto: 21%; Fraude no cartão de crédito: 18%; Roubo: 13%; Celular clonado: 8%; Fraude em documentos pessoais: 6%
A sensação de insegurança também está ligada à crimes de ameaça e insultos:
- 15% dos entrevistados receberam algum insulto, humilhação ou xingamento; 8% sofreram algum tipo de amedrontamento ou perseguição; 7% receberam ameaça de apanhar, empurrar ou chutar; Ameaças com arma de fogo ou faca foram sinalizadas por 4% dos entrevistados.
O medo de andar nas ruas é compartilhado atualmente por seis em cada dez torrenses, segundo a UAMTOR. O temor se agrava de acordo com o tipo de delito e bairro. E moradores esperam do novo prefeito mais investimento no social, com mais equipamentos nos bairros como:
Academias ao ar livre – Para promover e melhorar a qualidade de vida e combater o sedentarismo, consideram as academias como as melhores opções de investimento para um bairro. Pois, nem todos possuem academias, e as particulares no centro, não tem valores acessível. Por isso, a implantação permite que os cidadãos possam utilizar os aparelhos de forma prática e gratuita. Uma academia pode ser a motivação ideal para aqueles que não praticam nenhum tipo de exercício e desejam mudar suas rotinas. Por outro lado, é necessário fazer sua instalação em local de fácil acesso e, se possível, disponibilizar um orientador ou qualquer outro tipo de informação para otimizar os exercícios realizados. Dizem que a prefeitura pode tornar o projeto realidade, tornando o espaço importante para promover o bem-estar físico e mental de todos os moradores
Aulas de ginástica gratuitas para a terceira idade- Esta será um grande desafio para o novo gestor municipal: atender a terceira idade, camada que compõe uma grande parte da população e, conforme o tempo passa, a prática de atividades físicas vai se reduzindo até serem eliminadas por completo da rotina. Todavia, a fim de prolongar as capacidades funcionais das pessoas que já atingiram a terceira idade, é importante disponibilizar aulas de atividades físicas que podem ser ministradas por um educador físico ou qualquer outro profissional da área, estimulando a saúde. Além disso, implantar um programa de exercícios físicos para os idosos oferece diversos benefícios, entre eles o aumento da resistência cardiovascular, flexibilidade, força, redução de problemas psicológicos e maior convívio social entre todos.
Playground para as crianças – Outro desafio é colocar um playground infantil nos bairros. Não só local para as crianças se divertirem, mas consideram uma maneira inteligente do prefeito, promover benefícios para o público infantil, ajudando na convivência e integração entre os moradores. As crianças estão cada vez mais conectadas à tecnologia, e a instalação irá compensar isto só estimular o desenvolvimento das habilidades motoras e sociais dos nossos pequenos, integrando-os a convivência entre os pais e demais familiares, sendo um ambiente excelente para socialização de todos os moradores.
Praças públicas– Uma praça pública é quase item obrigatório. Mas é necessário que ela seja agradável e bem construída para cumprir seu principal propósito: ser um ponto de encontro para os moradores. Desse modo, além de cuidar para que a praça ofereça conforto, ter iluminação adequada para os passeios noturnos e toda segurança necessária para receber os moradores, uma praça segura é sempre sinônimo de uma cidade feliz.
Arborização dos bairros – Não é nenhuma novidade que os bairros estão ainda livres de prédios, e até mesmo de poluição sonora, o que traz bem estar para os habitantes que ali vivem. Vale lembrar que qualidade de vida significa respirar ar puro e ter contato com a natureza, tornando a missão de arborizar o bairro indispensável para manter o bem-estar dos moradores.