A cidade de Torres está, faz tempo, sem apresentar novos casos de Coronavírus positivos. Além disto, não há casos de pessoas em estado grave. Ao contrario, diariamente são descartados casos que estavam sendo tratados.
Estas são BOAS notícias. Notícias que fazem bem para a população e que de deveriam ser tratadas por mídias estaduais de massa para alentar as pessoas que sofrem em casa com duas coisas ao mesmo tempo: Estarem trancadas e receberem notícias ruins.
Não sou técnico em saúde, mas estudei um pouco comportamentos gráficos. Parece que os dados aqui na cidade e região tendem a ser melhores ainda do que se mostraram e muito melhores do que foram projetados pela grande mídia, assim como os dados do Rio Grande do Sul em Geral, quando relacionados com os de São Paulo, por exemplo.
Devemos NOS MANTER obedientes às orientações das autoridades porque falta de unidade de comando não é bom em nenhum caso, muito menos em pandemias. Mesmo se acharmos errada alguma ordem, devemos seguir ao máximo as orientações. Mas isto não quer dizer que não devemos comemorar dados positivos e minimizar o compartilhamento de histórias tristes. Até porque qualquer morte é uma história triste. Por isso não deveríamos exagerar na atenção a estes contos dramáticos feitos pela mídia popular. Prefiro equilíbrio: Dados reais e notícias de melhorias de casos e de possibilidades de cura da doença.
Vamos pensar positivo. Medo diminui a imunidade, mas perece que tem canais por aí que não estão se importando com isto. Preferem botar terror.
NOTICIA BOA 2
No RS, no início da noite de quinta-feira, dia 9 de abril, o índice de letalidade da covid-19 estava em 2,3%. Em Pernambuco este índice estava em 11,5%, por exemplo. Em São Paulo, onde o vírus tem se proliferado acima de todos os lugares, quase com metade dos infectados, o índice de letalidade estava no mesmo dia em 6,4%.
Isto significa que em cada 100 casos confirmados no RS, somente 2 morreram, isto com as estatísticas quase no topo como estão neste dia de abril. Em São Paulo são 6 em cada 100 e em Pernambuco são 11 em cada 100. Mas lembro que de cada 100 pessoas no MUNDO, somente 15 são infectadas de forma sintomática pelo vírus. E desses 15%, somente 2,3 morrem. Então no RS é 2% de 15%, um número bem baixo.
Estas notícias de morte não são boas nunca. Mas de certa forma podem nos tranquilizar mais um pouco enquanto estamos em casa, de quarentena.
DINHEIRO PARA A ESTRUTURA DE SAÚDE LOCAL
O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes sempre recebeu emendas parlamentares para que sejam feitos investimentos nas melhorias do estabelecimento de Saúde, assim como em geral os últimos governos federais têm dado prioridade para emendas apontadas por deputados e senadores que sejam utilizadas na Saúde Pública.
Mas os tempos de pandemia de Coronavírus estão fazendo com que os políticos acelerem ainda mais o envio de recursos para estas funções, incluindo o Hospital Navegantes, em Torres.
O PSDB de Torres enviou nota para a imprensa festejando a atitude do Deputado Federal Lucas Redecker, por exemplo, que priorizou o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes a receber 150.000,00 para às questões da pandemia. Ele e mais muitos outros devem fazer estas doações, uma forma de políticos terem ações efetivas nos orçamentos públicos das regiões que os apoiam.
Notícia boa também!
EM TORRES, “SUSTO” DO CORONAVÍRUS DIMINUI EM ATÉ 80% DEMANDA POR
ATENDIMENTO EM OUTRAS DOENÇAS
Após praticamente três semanas do início das medidas de combate à pandemia de Coronavírus em todo o Brasil, o sistema de Saúde na cidade de Torres (pode ser um dado maior) apresentou DIMINUIÇÃO ABRUPTA nas procuras por atendimento em outras doenças ou mal estares.
Conforme o secretário de Saúde de Torres Cláudio Paranhos, a demanda pelos serviços de Saúde – principalmente no Pronto Atendimento – está tendo diminuição de mais de 80%. O mesmo secretário acha que o pessoal está com medo de ir ao posto por conta do risco de contaminação pelo Coronavírus. Paranhos alerta que a queda no PA não foi seguida por maior procura em outros locais. Portanto, parece que as pessoas não estão se sentindo livres nem para ficarem doentes. As dores de barriga, tonturas, outras gripes e etc., parecem que estão esperando passar para se manifestarem.
Um dado a ser estudado pelas autoridades de Saúde.
Olho no lance!
TROCA-TROCA DE PARTIDOS EM ARROIO DO SAL
Após fechamento da janela de possibilidade de troca de partidos que se encerrou na sexta-feira, dia 3 de abril, na Câmara de Vereadores de Arroio do Sal houve bastante troca, também, como na de Torres.
Trocaram de partido: Vera Rejane, que saiu do PTB e foi pro Republicanos; Mateus Coelho, que era do PSB e também foi para o Republicanos; o presidente atual da Câmara, o Mazinho, que também era do PTB foi pro Progressistas; e Jean, que era do SD foi para o PSD.
O que chama a atenção é a perda do PTB que teve subtraída de sua nominata dois vereadores. E quem ganhou foi o partido que atualmente está filiado o ex-prefeito da cidade e pré-candidato á eleição para prefeito em outubro pelo partido, Luciano Pinto: o Republicanos. Mateus e Rejane estão juntos para apoiá-lo no pleito de outubro, dentro da mesma agremiação.
Parece que o movimento foi mais para quem já era e é oposição. Os outros vereadores em princípio se mantêm, muitos deles apoiando o atual prefeito Bolão.