OPINIÃO: Porto deve sair em Arroio do Sal

Coluna de Fausto Jr - Jornal A FOLHA - Torres - RS - Brasil

Baleias Francas convivem bem com porto em Imbituba
25 de junho de 2019
Por Fausto Júnior

EM NOME DE X PARA CONSEGUIR Y?

Pessoas que não querem que tenha um porto em Torres, ao invés de simplesmente dizerem que não querem porque acham feio, porque acham quer vai gerar movimentos indesejáveis na cidade, porque acham que o conceito de turismo pode correr risco, podem (e devem) lutar por sua causa. Podem emitir notas para a imprensa se posicionando contra (no caso de entidades e de ONGs), podem fazer passeatas e outras manifestações e etc. O que não é saudável é inventar coisas para demonizar a ideia, ou tentar denegrir a imagem de quem apoia o porto, que também tem todo o direito de se manifestar e defender sua causa.

Tem gente tentando utilizar fóruns de outras causas para fazer campanha contra o porto, o que, além de ser errado, acaba enxotando as pessoas de seus fóruns, criando mais um problema para si ou para a causa que militam.

Tem gente tentando trazer visões parciais da vinda do porto como se estas visões fossem científicas, o que não é ético.

A única coisa boa nisto tudo é a sociedade conhecer melhor as “segundas intenções”. Lá na frente, as coisas ficam mais claras e podem ser definidas sem que alguém seja manipulado em nome de X para que se consiga Y. Conheça seus amigos e… seus inimigos

 

Porto deve sair em Arroio do Sal

E os bastidores da luta pelo porto e pela luta do “Porto Não” já indicam que o terminal portuário deve sair no município de Arroio do Sal. E pode ser que seja no município de Arroio do Sal bem no LIMITE do município de Torres, ao lado da Praia Paraíso. Explico.

É que dentre as várias áreas que existem na beira mar abertas para o lado e para o fundo na região no município de Arroio do Sal (necessárias para o porto), uma delas é bem ao lado da Praia Paraíso, num lugar chamado Torres Sul, ao lado do balneário Arroio Seco. Arroio Seco que também tem outra área, ao sul, que também pode receber o Porto.

A outra área de Arroio do Sal que estaria teoricamente pronta para receber o porto é na Rondinha Nova, no lugar chamado Jardim Oliva, que tem também duas áreas boas em princípio.

Mas pode sair em Arroio do Sal para o lado sul do centro, caso os empreendedores estudem a possibilidade de utilizar a Rota do Sol – entre a Estrada do Mar e a BR 101 (ao lado da Lagoa Itapeva na parte sul) – para ser a via de serviço, onde os caminhões pesados circulam para receber e entregar mercadorias a serem transportadas via marítima, no porto a ser construído.

A ideia inicial é de utilizar a Estrada dos Cunhas – em Torres (ao lado da Lagoa Itapeva – na parte norte) para fazer esta via de ligação da carga pesada.

 

Porto gera Turismo

Se sair em Arroio do Sal ou em Torres, um porto em um lugar bonito como é nosso litoral acaba sendo mais um atrativo turístico. Além de o terminal ser, também, um terminal que pode trazer navios de Cruzeiro Marítimo Internacional e Nacional, o lugar acaba sendo um atrativo. Muita gente gosta de ver navios grandes saindo e chegando, como gostam de ver aviões chegando e saindo. Muita gente gosta de ver navios grandes navegando no mar, inclusive sentados na praia pegando sol. Muita gente vai aos portos para assistir desembarques de mercadorias diferenciadas transportadas por navios.  Além de lojas que podem ser abertas para vender mercadorias importadas, caso se consiga isenção de impostos como está sendo feito nas fronteiras de todo o Brasil. Tudo isto é turismo.

Porto Gera Turismo, também. Se o terminal for em Torres, além de multiplicar por quatro o orçamento de impostos, de melhorar a infraestrutura das praias do sul (atualmente desatendidas por falta de verbas), de gerar milhares de empregos diretos e indiretos, um terminal portuário também gera receita de turismo e suas vantagens fiscais e de geração de emprego.

 

Porto e danos ambientais

O único dano ambiental real de um porto para uma cidade é de vazamento de óleo de navios ou de vazamentos de cargas toxicas. Mas as leis em todo o mundo são tão rígidas que as empresas de transportes e os navios atuais são quase blindados destas possibilidades. Além de qualquer lugar estar sujeito a receber danos de vazamento no mar, simplesmente porque o mar é aberto.

Dizem que a “rota de animais marinhos” pode ser desviada caso onde existem portos. Acho que não. Imbituba e Garopaba, por exemplo, são os locais escolhidos pelas baleias Francas para justamente gerar os filhos. Se elas (baleias) tivessem medo de porto não iriam pra lá, porque em Imbituba tem um porto bem movimentado, que passa o dia mandando carvão e recebendo produtos carboquímicos.

O Porto de Santos é ao lado de Ilha Bela e nunca se ouviu falar em desvios de rotas de animais na região. Ao contrário, o lugar é exemplo de preservação da Natureza.

 

 

 

 




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