OPINIÃO – Questões no Parque da Guarita (e no Bairro Guarita)

O Parque da Guarita, conhecido por muitos turistas pela tranquilidade e natureza exuberante. Um dos destaques turísticos da região, no verão suas encostas costuma receber um grande número de pessoas.... e pouco atrás do parque, há o Bairro Guarita. Ambos, parque e bairro, tem questões a serem resolvidas

27 de janeiro de 2023

O Parque da Guarita, conhecido por muitos turistas pela tranquilidade e natureza exuberante. Um dos destaques turísticos da região, no verão suas encostas costuma receber um grande número de pessoas. Entretanto, a infraestrutura do complexo é considerada insuficiente para atender à demanda, com alguns frequentadores reclamando da má conservação dos banheiros e da falta de limpeza.

O local conta com mirantes naturais, trilhas, e tem sua fauna e flora bem preservada. É um convite à contemplação e a passeios em meio a belíssimas paisagens. Porém, com a chegada do verão os lagos sofrem com a seca, a administração pública poderia tomar providencias para sanar tal problema, talvez instalando sistema automático de abastecimento dos lagos. A expansão de seus arredores trouxe, dentre outras consequências, problemas com algumas passagens de pedestres, que deveriam ser fechadas em seu perímetro, para maior segurança dos usuários e visitantes. O aumento na circulação de veículos, e algumas ruas má conservadas, por exemplo, representam um perigo constante.

Já no Bairro Guarita (localizado pouco atrás do parque) podemos citar vários problemas: Entre os entrevistados, percebe-se que as maiores preocupações dos moradores são: iluminação precária; falta de ônibus em alguns horários; manutenção dos espaços públicos, em especial falta de creche, no centro do bairro; falta de um posto de saúde; necessidade da ronda policial mais frequente, entre outros. “Ultimamente está horrível o nosso bairro”, dizem alguns os moradores. “Precisamos da ajuda dos vereadores que foram eleitos também com votos do bairro, pois até agora não fizeram nada e nós não temos mais esperança neles”, dizem. “Esperávamos que o prefeito cumprisse o que prometeu e olhasse para o nosso bairro, que é turístico, e há os comércios aqui, dependemos disso. Não temos pracinha, um espaço onde as crianças possam brincar. Pagamos nossos impostos e queremos retorno”, a regularização do bairro está sendo feita pelos próprios moradores, diz um comerciante, morador do bairro há 28 anos.

“Nosso bairro está largado. É uma região turística e todas as ruas estão cheias de mato e com buracos, ainda há ruas sem pavimentação. Um dos pontos turísticos da cidade, que é Parque da Guarita, e Parque da Itapeva, estão cheios de lixo em seus arredores. Tomara que nesses dois últimos anos o prefeito e vereadores olhem para isso e tenham mais respeito com a gente. Nós pagamos nossos impostos em dia e a iluminação aqui está toda ‘largada’. Que eles possam olhar com mais carinho para a população. Nós, comerciantes do Bairro Guarita, dependemos dos turistas, que trazem mais verbas para a cidade”, ressalta um comerciante do Bairro.

“Precisamos de mais horários de ônibus aqui, pois já fizemos dois abaixo-assinados e até agora, nada. Desde que vim morar aqui que tem falta de ônibus, quando chove é horrível. A iluminação pública também está péssima, as ruas ficam uma escuridão terrível. E o pior é que pagamos todo mês taxa de iluminação pública. Eu sou idosa e tenho até medo de sair de casa à noite, temo cair na rua, tropeçar, pois, maioria das ruas ainda não tem calçadas, e quando tem são irregulares todas quebradas”, comenta a moradora Maria Monteiro.

 

CENTRO – Usuários pedem reparo e colocação de goleiras na quadra de futebol existente na Praça Aberto Teixeira da Rosa; instalação de placa “Proibido estacionar Ônibus e Caminhão” na Rua São Domingos; sinalização e identificação do meio fio rebaixado e pintado de amarelo, na Av. José Bonifácio;  operação   tapa-buraco nas ruas Desembargador Vieira Pires e Rua 7 de Setembro, limpezas e recuperação da rede de esgoto pluvial;  providencias para escoamento da água da chuva, assim como reparos na pavimentação da Rua Coronel Pacheco;  reparos e manutenção nos brinquedos do parque infantil da praça João Neves da Fontoura; pinturas das faixas de pedestres da Rua Joaquim Porto; colocação de mais banheiros móveis ou fixos ao longo da orla. Pede-se que seja seguida a Lei nº 9.204, de 19 de janeiro de 1991, que proíbe a circulação de veículos automotores na faixa de praia.

 

PORTO ALEGRE – Moradores do bairro Porto Alegre solicitam providências para que seja feito o conserto de buracos no asfalto, nas Ruas Recife, Rua Inácio de Matos e na Rua Caxias do Sul; pedem providências para que seja feita a colocação de redutores de velocidades na travessa José Bonifácio com a Rua Recife.

 

CURTUME – Moradores do Bairro  Curtume pedem Patrolamento e ensaibramento das ruas ainda de chão batido; limpeza geral das redes de esgoto pluvial para o correto escoamento das águas das chuvas que ficam represadas nas vias; Solicitam ao Poder Executivo um limpeza e estudo de viabilidade de canalização dos valos que cortam o bairro.




Veja Também





Links Patrocinados