OPINIÃO – TÚNEIS DE ACESSO NA BR 101 EM TORRES?

Talvez a existência da Estrada dos Cunhas (recém asfaltada) que leva os veículos da BR 101 até a Estrada do Mar

12 de março de 2024
Por Fausto Júnior

 

O Vereador Luciano Raupp (PSDB) indicou junto a CCR Via Sul (concessionária da BR 101 no RS) que a empresa estude projeto para que afinal sejam construídos dois tuneis na rodovia (que podem ser feitos por viadutos ou com escavação), nos bairros São Brás e Campo Bonito (um em cada Bairro). Ambos os locais perderam recentemente a possibilidade de veículos atravessarem de um lado da via para outro, (de oeste para leste e vice-versa). A concessionária que fechou as entradas dos dois lados (em ambos bairros) alegou que as duas entradas nos bairros que utilizavam o retorno estavam causando acidentes estatisticamente acima da média, portanto conceituou sua atitude como sendo em nome da segurança técnica do sistema viário.

Acho que a concessionária irá fazer um estudo populacional nos dois lados das vias e nas duas localidades, para ver se tecnicamente o conglomerado urbano dos bairros viabilizam a construção da obra ou se somente viadutos para pedestres serão necessários. Lembro que os veículos podem passar de um lado para o outro desde que utilizem os retornos já existentes para, após, acessarem o bairro já do outro lado. Tuneis e viadutos construídos no projeto da duplicação da BR 101 são frente às entradas principais de estradas vicinais, que levam a outros vários bairros das cidades ou ao centro de uma localidade – como no Jacaré, na entrada de Dom Pedro e na entrada do Passo de Torres (exemplos). Talvez a existência da Estrada dos Cunhas (recém asfaltada) que leva os veículos da BR 101 até a Estrada do Mar possa viabilizar um túnel ou viaduto, mas acho difícil.

Mesmo assim, o vereador, que é morador de um dos locais, tem a obrigação de tentar uma alternativa, principalmente para os comércios da área – que tem aumento ou piora no movimento conforme as possibilidades de melhora na circulação, mesmo que estas sejam eventualmente perigosas.

 

CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS PODERIA SER FRUTO DE UMA ARTICULAÇÃO INTELIGENTE

 

Já o vereador de Torres Silvano Borja (PDT) entrou com uma Indicação para que a prefeitura da cidade construísse um projeto para a viabilização de um Centro de Convivência para Idosos. Lembro que a matéria é antiga e fez parte de demandas do Conselho dos Idosos de Torres nas campanhas eleitorais junto a TODOS os candidatos, demandas estas cobertas e publicadas pelo jornal A FOLHA Torres à época. Portanto, o vereador está fazendo um bom trabalho ao levantar mais uma vez este assunto, agora formalmente, por Indicação Parlamentar.

Sugiro que seja feita uma reunião entre a Prefeitura e o Lions Clube de Torres. Eles formatariam um projeto para realizar uma licitação para ver os interessados em trocar o terreno do atual Lions Clube de Torres pela construção de um centro de convivência para idosos, ali onde atualmente funciona o Lions.  A empresa vencedora poderia construir um prédio para venda ou aluguel das unidades em parte do terreno, desde que construísse na outra parte um centro de conivência para idosos e doasse espaço para o Lions operar e construir parcerias de atividades para a população da maior idade. O clube de serviço ficaria somente com uma sala para sua sede e o resto seria parte de um projeto que foi o motivo principal da doação do terreno para o Lions: construir um espaço para idosos.

Minha opinião vai adiante e sugere que a construtora projete um edifício formatado para receber idosos tanto nos apartamentos quanto nas partes condominiais. Seria uma forma de pessoas da terceira idade de outros lugares virem morar em Torres, em um imóvel formatado para suas demandas individuais oriundas do passar do tempo…. uma ideia

 

 

CURTAS

Praça Valerino Cunha está no centro da parte oeste do bairro

 

 

  • A presidente da Associação do Bairro Vila São João Rose Matos, junto com os moradores e comerciante solicita a colocação de cerca na praça Valerino Cunha, lá na própria Vila, localizada na Avenida José Amâncio da Rosa. O pessoal alega falta de segurança das crianças que usufruem dos brinquedos. Eles lembram ainda que a reforma poderia contemplar a melhoria ou troca dos atuais brinquedos que estão danificados
  • O vereador Dilson Boaventura indicou para a prefeitura a construção de varias paradas de ônibus entre o centro da Vila São João e o interior da mesma Vila, no Barro Cortado, por exemplo. Ele é morador da Vila (no lado leste) e inicia mais uma luta por mais conforto para a sua base eleitoral. E diz que vai concorrer de novo e pelo mesmo MDB
  • A chefia da CEEE, agora Equatorial Energia compareceu à Câmara para explicar o porquê dos problemas de falta de energia na cidade de Torres, além de outras reclamações de vereadores, como postos de madeira, alguns caídos, dentre outros. No final ela explicou que a empresa pegou um passivo de manutenção e investimentos muito grande da antiga CEEE, por isso mesmo comprou a companhia por R$ 100 mil, quando assumiu este passivo e a dívida da ex – estatal. Alguns vereadores não aceitaram muito as desculpas, mas se acalmaram. Mas o vereador Moisés (PT) mais uma vez colocou a culpa na privatização, quando foi rechaçado pelo seu colega Rogerinho (PP), que elogiou o processo de privatizações estatais.  A Funcionária, que é ex – CEEE concorda mais com Rogerinho.
  • Vereador Cláudio Freitas (PSB) também uma Indicação para a prefeitura. Ele pede que seja realizado projeto e articulação para viabilizar a pavimentação (asfáltica ou PVS) da Rua Almirante Barroso, na parte do bairro Praia Grande, no trecho de aproximadamente 200 metros, iniciando na Avenida Silva Jardim e indo até a Avenida Beira Mar. Concordo! Acho que somente uma rua pavimentada na beira até o centro como tem hoje é pouco. Afunila muito o trânsito. A demanda pela rua Almirante Barroso é por conta do vereador (deve ter seus motivos), mas poderia ser outra, desde que ela seja uma via que atravessa os bairros em direção ao oeste e a saída de Torres, para destrancar o tráfego principalmente no verão e nos finais de semana.

 

 

 

 




Veja Também





Links Patrocinados