OPINIÃO – VERÃO SEM PROTETOR SOLAR DÁ BOLHA NA PELE

A compra de bebida e comida na “estada na praia” faz parte do show que o veranista e turista busca quando em férias e passagem pelos destinos que escolhe...

15 de dezembro de 2025
Coluna de Fausto Júnior - A FOLHA - Torres- RS

Parece que o governo de Torres não conseguiu realizar um bom planejamento para alguns pontos da temporada de verão. Até o uso de protetor solar, indicado para todos os polos para enfrentar o sol (ainda mais em tempos de aquecimento global), não teria sido disponibilizado para alguns empreendedores e trabalhadores quem têm que se proteger dos problemas gerados por uma má temporada.

Estamos entrando na segunda metade do mês de dezembro e não temos ainda os quiosques na praia, consequentemente não temos as lixeiras para que veranistas larguem seus resíduos do necessário consumo, o que gera um ambiente sujo e convida as pessoas a dizerem (para si mesmo e os outros) que não querem mais voltar em praia suja como a que tivemos no final de semana em Torres, com o calçadão tomado de lixo ao redor das lixeiras, que mais pareciam feias arvores de Natal enfeitadas com restos.

Pessoas em situação de rua estão como aquelas que “não sentam nem saem da moita” por conta da prefeitura ter de trocar pela terceira vez o local da polêmica Casa de Acolhimento, o que tem causado reclamação dos que não gostam de conviver com este segmento da sociedade pelas ruas, embora a lei obrigue que isto aconteça.

Sugiro que a prefeitura providencie a colocação de grandes contêiners de lixo em áreas de alto fluxo de turistas e veranistas, como na área dos quiosques e restaurantes do calçadão (beira mar e beira rio); que coloque lixeiras sinalizadas, aparentes e limpas de 4 em 4 horas na beira da praia; que coloque banheiros em contêineres (com manutenção e limpeza sistêmicas) na praia, ao invés daqueles pequenos banheiros químicos que “fedem” como nada pior no calçadão; e que resolva a questão dos vendedores dos quiosques.

A compra de bebida e comida na “estada na praia” faz parte do show que o veranista e turista busca quando em férias e passagem pelos destinos que escolhe. Não ter este serviço é uma ‘bola nas costas’ para receber críticas e promessas de não voltar a Torres, tudo que quem vive do turismo como o povo local não quer que aconteça.

Olho no lixo.

 




Veja Também





Links Patrocinados