Plano de Marketing: importante ferramenta estratégica.

"Um plano de Marketing quando bem estruturado garante uma visão sistêmica para potencializar suas fraquezas e ameaças, além de dar uma chance para aprimorar ainda mais suas oportunidades e pontos fortes".

6 de novembro de 2019
Por Fernanda Lemos Correia (acadêmica de Administração da ULBRA Torres)

Atualmente vivemos em um processo de constante evolução e variações de mercado. Para que uma empresa/organização sobreviva e obtenha sucesso é necessário o auxilio de um excelente Plano de Marketing para garantir uma vantagem competitiva frente a concorrência. O plano de marketing é uma ferramenta estratégica usada para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que o mercado proporciona, estimulando o alcance de seus objetivos através de metas estabelecidas. Ou seja, o empreendedor acaba sendo instigado a conhecer as necessidades e desejos de seus clientes, o que consequentemente faz com que a organização evolua.

Um plano de Marketing quando bem estruturado garante uma visão sistêmica para potencializar suas fraquezas e ameaças, além de dar uma chance para aprimorar ainda mais suas oportunidades e pontos fortes. Independente da estrutura ou modalidade da organização é recomendado uma reformulação do plano de marketing anualmente para atualização do mesmo.

Para realizar a elaboração de um Plano de Marketing é preciso partir dos 4P’s: Produto, preço, praça e promoção. Obedecendo algumas regras para que seu desenvolvimento se torne um sucesso. As etapas de um Plano de Marketing são as seguintes: Análise da Situação, Definição do Público-Alvo, identificação das oportunidades e ameaças, analise dos concorrentes, definição dos pontos fortes e fracos, entender os objetivos e metas, desenvolver as estratégias de marketing, programas de ação, orçamentos e controles.

Toda a estrutura é fundamental para profissionalização do plano de marketing dentro de uma organização. Cada uma das ações deve ser realizada com muita atenção, pois estas serão responsáveis por tornar o empreendimento bem ou mal sucedido.

As informações contidas no plano de marketing servem como um guia para o futuro, que auxilia nas tomadas de decisões, estabelecendo alternativas para a solução de possíveis problemas e prováveis oscilações do ambiente.

Quando bem elaborado, o plano de marketing garante vantagens como: Redução de problemas, mais confiança para lidar com possíveis riscos, aumento da capacidade da organização e maior reconhecimento da marca. É importante lembrar que nem todos os planos acabam trazendo bons resultados, muitos se tornam um desastre, nem sempre por culpa da administração ou do produto/serviço ofertado, mas porque a análise não contém as informações necessárias ou adequadas para o alcance dos objetivos e metas impostas pela empresa, o que acaba resultando no seu fracasso.

Diante do cenário das pequenas empresas, podemos observar maiores dificuldades para consolidar-se, neste caso, não há um departamento de marketing como nas grandes empresas, sendo necessária a contratação de uma consultoria de marketing, para que percebam a relevância da introdução desta ferramenta tão valiosa. A consultoria de marketing proporciona a definição de estratégias especificas ou gerais para o atendimento de nichos de mercado ou revisão dos conceitos para ampliar as possibilidades e estabilidade de marca. Em pequenas empresas podemos perceber a facilidade de aproximação aos seus consumidores, o que garante de imediato o entendimento sobre suas necessidades e desejos, transformando em oportunidades de negócios.

O plano de marketing é considerado fundamental para alavancar os resultados de uma organização, conquistando um bom posicionamento de mercado. Sendo assim, esta ferramenta se torna viável para qualquer empresa, quando adequada a sua realidade. Neste mercado cada vez mais propício a mudanças e competitividade, as empresas, independentemente de tamanho ou estrutura, precisam estar preparadas, acompanhando as modificações e se reinventando para manter o crescimento e alcançar os resultados tão desejados.




Veja Também





Links Patrocinados