POPULAÇÃO DE RUA EM TORRES

"Com a proximidade do inverno, as baixas temperaturas já começam a aparecer em Torres. Diante disso, é preciso que a população torrense se conscientize com os cuidados as pessoas com vulnerabilidade"

Imagem meramente ilustrativa (Prefeitura de Taubaté)
1 de junho de 2022

Com a proximidade do inverno, as baixas temperaturas já começam a aparecer em Torres. Diante disso, é preciso que a população torrense se conscientize com os cuidados as pessoas com vulnerabilidade, pois, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, ainda não possui serviços adequados de acolhimento aos moradores de rua.

A cena de seres humanos dormindo no chão ao relento em pleno inverno é chocante. Tenho um amigo que tinha uma ONG para cuidar dessas pessoas, era ligada à Igreja Embaixadores de Cristo, que na gestão do Prefeito César Cafrune, mantinha convênio com a Secretária do Bem-Estar Social. Fui ajudar algumas vezes. O que mais me comovia era a gratidão deles quando parávamos para ouvi-los, para escutar as tristes histórias de suas vidas. Lá eles tomavam banho, recebiam um lanche e uma roupa, se precisassem. Era pouco o que se podia fazer. Agora nem isso, porque sem apoio a ONG fechou.

 

Cães que aquecem

Dois moradores de rua, de 34 e 38 anos, que dividem espaço com três cães na frente da Igreja Santa Luzia. Eles contam que não conseguem dormir nas noites mais frias e que se aquecem com o calor gerado pelos cães… “A pessoa quando está com frio, ela não dorme. A gente passa a noite toda acordado. A gente não morre porque tem os cachorros. A gente dorme com os cachorros. A gente se esquenta com os cachorros”.

Eles dizem que os cães são os melhores amigos deles… “O cachorro não vê como uma pessoa vê a gente. O cachorro não te julga, não te trapaceia, não te rouba. Ele é a companhia mais segura para você passar a noite na rua”, afirmam.

Ao serem questionados sobre como foram parar nas ruas, eles dizem que são alvo de preconceito por diversos motivos… “Deixa eu te explicar. Tem o marginal, não tem? A gente é a margem da margem do marginal. Aqui no Brasil, a maioria das pessoas são aculturadas com TV e conversa fiada. A música só fala de sacanagem, só traição, e a gente não se enquadra nisso. A gente está na sarjeta, mas prefere ter a consciência tranquila do que estar por aí por dentro e ser forçado a tomar algumas atitudes que não compensam”.

 

VOCÊ PODE AJUDAR!

Como o frio em Torres costuma ser bem rigoroso,mas  já estão em andamento as Campanhas de arrecadação. Os torrenses podem doar agasalhos, calçados, luvas, toucas, meias, cobertores, roupas de cama e até mesmo itens de higiene pessoal. As vestimentas doadas podem ser novas ou usadas, mas devem estar devidamente higienizadas e em bom estado. Um ponto de arrecadação é a Sede do SINDICIL – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário, que fica na rua Rua Coronel Pacheco, 873, bairro Predial. O atendimento acontece das 8h às 17h. Mais informações no telefone (51) 3626.1228.

 

FAXINAL – Sindicato dos servidores deveria averiguar condições de trabalho no Canil Municipal: o local não possui instalações descentes para funcionários fazer refeições e higiene pessoal; alunos e pais pedem melhorias na entrada, e reforma geral da Escola Santa Rita – com corte de grama, limpeza e colocação de balanços na Praça Tv. Faxinal; pedem colocação de materiais para melhorias na pavimentação na Rua Faxinal; moradores dos arredores pedem providências quanto às constantes queimadas na Central de Triagem e Transbordo de Resíduos da Coleta Seletiva (Recivida), pois, as queimas de materiais inflamáveis geram mal cheiros, odor e fumaça e fuligem causam problemas de saúde.

 

SÃO BRÁS – Moradores pedem recuperação e manutenção das ruas pavimentadas e colocação de materiais nas de ainda com chão batido no São Brás; limpeza geral com podas de árvores nos logradouros e retirada dos galhos, pinturas de meios fios; construção de rede de canalização do esgoto pluvial que vem atrapalhando e trazendo transtornos aos moradores; roçada nas laterais, com ensaibramento e patrolamento na  Estrada dos Cunhas em toda sua extensão e da Rua Luciano João Cardoso; instalação de luminárias na rede de iluminação pública na Rua Enedir Cardoso da Cunha.

 

CAMPO BONITO – Moradores do Campo Bonito pedem reparos e pinturas nos muros e na Escola Manoel Ferreira Porto; a  Aldeia Nhu Porã, pede melhoramentos no acesso de entrada; capina e limpeza das calçadas nas vias paralelas da BR 101; moradores que tem ente queridos no Cemitério Municipal, pedem limpeza geral com capina e pinturas dos muros e Capela.

 

Sugestões e reivindicações podem ser enviadas para daspe@terra.com.br     ou Rua Coronel Pacheco, 985.

 

 




Veja Também





Links Patrocinados