QUAL A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING NAS ORGANIZAÇÕES?

O Endomarketing, mais conhecido como marketing interno, é o trabalho de divulgação e construção de imagem dos projetos, produtos e serviços da empresa dentro dela mesma.

Imagem em SEPROSC
23 de setembro de 2023
Por Fernanda Borges Boff e Giovana da Silva Teixeira (acadêmicas do Curso de Administração ULBRA Torres)

O Endomarketing, mais conhecido como marketing interno, é o trabalho de divulgação e construção de imagem dos projetos, produtos e serviços da empresa dentro dela mesma. O endomarketing, é focado no público interno da empresa, como os funcionários, fazendo-os se sentirem mais importantes e especiais, trazendo-os para conhecer profundamente a empresa e seus projetos, pois o melhor marketing é o deles, dos profissionais de dentro da empresa.

Hoje, as empresas estão começando a entender a importância dessa relação com os funcionários, para isso é necessária uma boa gestão de pessoas. Passaram também a entender que o funcionário é algo de extrema importância, sem eles, não existiria uma entrega bem-sucedida ao cliente, uma prateleira e um estoque organizados, uma sala limpa, etc.

Demonstrar para o funcionário o quão importante ele é para empresa, faz com que ele se sinta feliz e motivado para realizar seu trabalho com mais eficiência. Os projetos das empresas devem ser apresentados primeiramente aos funcionários, pois são eles quem irão mostrar aos clientes, são eles quem vão instigar, fazer a propaganda aos clientes.

Walt Disney disse: “você pode criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas você ainda precisará de pessoas para transformar esse sonho em realidade”. O Marketing Interno trabalha iniciativas de conexão destinadas ao público interno da empresa para transformar o ambiente de trabalho através da valorização dos profissionais.

 

Como realizar o marketing interno? As atividades além de serem realizadas em datas especiais, devem ser praticadas diariamente, como:

  • Em datas comemorativas presenteá-los com uma lembrança;
  • Incentivar sempre o diálogo;
  • Fazer reuniões para a troca de experiências;
  • Fazer pesquisas de satisfação;
  • Estar sempre abertos a escutar críticas e ideias dos funcionários;
  • Treinar e capacitá-los para determinada função;
  • Buscar sempre valorização do desempenho tanto individual quanto coletivo;

 

Através dessa estratégia, a Gestão da empresa identificará as mudanças na equipe através de atitudes e resultados, trazendo assim reações como:

  • Satisfação dos colaboradores com a empresa;
  • Redução da rotatividade; otimização da motivação;
  • Melhorias na qualidade de vida no trabalho o no clima organizacional;

 

Portanto, a implementação do endomarketing nas empresas tem como principal objetivo, a melhoria da comunicação interna e na motivação pela empresa, dessa forma podendo aumentar o nível de satisfação e motivação desses funcionários. Uma equipe engajada e comprometida é capaz de gerar resultados além do esperado.

 

 

 

 

 

 




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