Reclamações e pedidos dos moradores nas PRAIAS DO SUL de Torres

Confira uma lista de pedidos e reivindicações de moradores das diversas praias do sul de Torres, conforme levantado pelo colunista Dani dos Santos Pereira

Trecho da Interpraias, em Torres
8 de fevereiro de 2024

As comunidades das praias continuam reclamando das condições das ruas que emergem, uma preocupação unânime entre os moradores das diferentes praias. Confira uma lista de pedidos e reivindicações de moradores das diversas praias do sul de Torres

– PARAISO: Solicitam providências quanto ao conserto do pavimento na Av. Santa Maria,  colocação de mais  lixeiras no calçadão à Beira Mar, colocação de novos equipamentos odontológicos utilizados no atendimento feito no salão da Associação dos Moradores, serviços de repavimentação da Rua Paraná, conserto dos buracos nos calçamentos, com limpeza das calhas e bueiros da rua Porto Alegre e da Av. Bento Gonçalves.

– PRAIA ITAPEVA: pedem limpeza geral das vias públicas com capina, roçadas dos canteiros e laterais das ruas com pintura de cordões, recuperação de pavimentação com inúmeros buracos nos logradouros, patrolamento e ensaibramento de ruas de chão, recuperação da sinalização vertical, escoamento das águas paradas, manutenção e instalação de equipamentos de lazer nas praças, pintura de faixa da ciclovia em toda extensão entre da Av. Flores da Cunha desde o trevo da Estrada do Mar até a Avenida Beira Mar. Reclamam que os  alagamentos são frequentes, que junto com a situação precária das  ruas,  transforma-se em armadilha aos motoristas,  que têm de trafegar por ruas inundadas. Reclamam também da limpeza e da manutenção das ruas, que dizer estar sendo realizadas raramente, muitas vezes nos períodos eleitorais, deixando o lixo acumulado e sem manutenção na infraestrutura.

– PRAIA REAL:  moradores destacam a falta de confecção de rede de drenagem adequada, que é um dos principais obstáculo para evitar os alagamentos que acontecem constantemente nas ruas. Solicitam a colocação de rede de iluminação na Rua Onze e nas demais que ainda não contam com este serviço, além da colocação de ensaibramento nas vias de chão batido. Ressaltam que os serviços realizados pela Prefeitura são precários e de forma preventiva, mesmo quando há anos reivindicam que seja feito de forma definitiva.

– PRAIA GAÚCHA : solicitam  a necessidade de manter a limpeza dos valões, garantir iluminação adequada através da troca das  lâmpadas queimadas da colocação de novas luminárias em áreas que ficam a escuras, instalação de paradas de ônibus para atender às demandas dos estudantes e moradores, em especial as crianças e idosos, e melhoramentos na   infraestrutura das vias, incluindo a Interpraias, que poderia ser um catalisador para o desenvolvimento da região. Também lembram da importância de sinalização viária, placas informativas e de sinalização e nomeação das ruas com a participação dos moradores.

– PRAIA TUPINAMBÁ:  ressaltam que as ruas estão em péssimas condições e a prefeitura não atende as demandas dos moradores da região e que há necessidade de serviços para melhorar o acesso principal. Reclamam ainda da ausência de limpezas dos valos nas ruas São Jorge e Jânio Quadros e de reparos e  manutenção adequada nas vias públicas. Os moradores são prejudicados pela falta de investimento na infraestrutura por parte da prefeitura o que afeta o bem-estar e a qualidade de vida local.

– IARA: solicitam providências quanto ao conserto da rua Sevei, que encontra-se intransitável devido a inúmeros buracos, necessitando de ensaibramento e patrolamento.

– PRAIA MONTE CARLO: pedem providências para patrolamento e ensaibramento da rua Dona Santa, rua Beija Flor, rua Refúgio do Sabiá e Av. Bem-Te-Vi,  também o escoamento das águas pluviais que ficam represadas na rua Refúgio do Sabiá. Solicitam a colocação de mais banheiro químico na Praia Riveira, perto do Castelinho.

– SANTA HELENA: solicita ao Poder Executivo providências quanto a reabertura do valo localizado na Av. Santa Helena, Praia Santa Helena

-ESTRELA DO MAR: querem providências para tapar os buracos e corrigir os desníveis das ruas Quatro, além de melhoria na iluminação pública e limpeza geral, com capinas e retiradas de entulhos.

 

CONCLUSÃO: As praias carecem de uma atenção maior por parte da administração municipal, onde a população reivindica a muto tempo a construção de um Posto de Saúde, creches e escolas para atender a demanda dos moradores. Pedem paradas de ônibus, especialmente para abrigar as crianças que aguardam o transporte escolar ao relento.

Representantes das entidades locais dizem que a prefeitura poderia buscar parcerias público-privadas para melhorar a infraestrutura e atrair mais moradores, pois estes atualmente enfrentam dificuldades tanto  de moradia quanto de deslocamento para outras localidades afim de trabalhar, estudar e buscar ajuda na área de saúde.

A população destas comunidades afirma recorrentemente que neste ano os responsáveis pela fiscalização e administração do município, assim como vereadores irão aparecer, pois, são políticos que no dever de seus cargos esqueceram de se mostrarem presentes nas praias, mas muitos concordam que por ser ano eleitoral, irão aparecer se mostrando preocupados com os bairros, a fim de serem lembrados nas urnas.




Veja Também





Links Patrocinados