‘RESPINGOS DOS MARES DE ANTES’: Roteiro cultural destaca história de Torres

O roteiro acontece todas as sextas-feiras de janeiro e fevereiro,  sempre às 18 horas com saída no Lounge da Monte Bello Construtora (na avenida Beira Mar, 830)

22 de janeiro de 2020

Nos meses de janeiro e fevereiro, o Grupo Pé na História em parceria com a Monte Bello Construtora, está oferecendo à comunidade e ao turista/veranista o roteiro turístico histórico cultural “Respingos dos mares de antes”.

Este é mais um roteiro criado pelo Grupo Pé na História, que vem há mais de 10 anos promovendo turismo, cultura e história no município de Torres através de roteiros que vão mais além de simplesmente contar a história da cidade e de seus personagens ilustres. A finalidade principal do Grupo Pé na História é valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade de Torres de uma forma diferente, usando personagens devidamente paramentados dando nova vida aos lugares visitados.

Esses roteiros turísticos histórico/culturais objetivam, acima de tudo, voltar o foco para estas relíquias históricas e despertar o interesse das autoridades e da comunidade à importância da preservação e conservação do patrimônio de Torres, tanto material como imaterial.

Para isso já foram criados três roteiros, o Na Trilha do Tempo, o Voo da Urucuera e o Portal dos quatro elementos. Agora está sendo apresentado o quarto roteiro denominado “Respingos dos mares de antes”. Todos os anteriores estavam ligados ao início do povoamento da cidade e focados principalmente no centro histórico da cidade. Este, volta-se o olhar para o mar, o principal atrativo e fonte de inspiração para muitos personagens que por aqui passaram.

“Sempre areia e mar. Enquanto nos dias anteriores só avistávamos uma praia esbranquiçada que se confundia com o céu na linha do horizonte, hoje, ao menos, deparamos dois montes de nominados Torres, por que realmente avançam mar adentro, como duas torres arredondadas”.

Esta foi a impressão do viajante francês Saint-Hilaire e, talvez, de tantos outros viajantes que estiveram por aqui. Montes e o mar, a maioria das grandes figuras que por aqui passou, teve como companhia o mar. Seja como porta de entrada, referência ou inspiração, o mar é o protagonista deste roteiro.

Este Roteiro Turístico Histórico é realizado na forma de um passeio pela orla da cidade de Torres-RS. E tem como objetivo contar um pouco mais da rica história torrense através de viajantes ilustres e figuras comuns do cotidiano da cidade.

Convido você leitor a participar deste roteiro que acontecerá nesta temporada na orla da cidade. O roteiro acontece todas as sextas-feiras de janeiro e fevereiro,  sempre às 18 horas com saída no Lounge da Monte Bello Construtora (na avenida Beira Mar, 830). É uma caminhada leve pela orla com duração de no máximo 1 hora. Aproveite a caminhada e conheça um pouco mais sobre a história da cidade de Torres! Confira o roteiro:

 

PRIMEIRO RESPINGO – O GUARDA VIDAS

O ponto de partida, ou primeiro respingo, é o antigo Mirante do Salva-vidas. Monumento construído em 1953 e que serviu até a década de 1970 como o principal mirante para os chamados Salva-vidas. Quem conta esta história é o primeiro salva-vidas, aquele pescador experiente que foi contratado pelo velho Picoral para servir de guarda-vidas dos primeiros banhistas da praia de Torres.

 

SEGUNDO RESPINGO – A VELHA SENHORA

O segundo respingo é na primeira sede da Sociedade Amigos da Praia de Torres, também conhecido como antigo bar do abrigo. Lá estará a primeira sócia da SAPT que contará a história da “Velha Senhora” que viu a vila balneária se transformar em uma das referências de turismo de Sol e Mar do RS e do Brasil.

 

TERCEIRO RESPINGO – O VIAJANTE FRANCÊS

O terceiro respingo é na Praça Pinheiro Machado, onde o viajante francês, Auguste de Saint-Hilaire conta suas andanças até a chegada por estas areias.

 

QUARTO RESPINGO – O ARTISTA PITORESCO

O quarto respingo é na Praça Borges de Medeiros na Prainha, lá estará Jean Baptiste Debret pintando mais uma bela aquarela e entre uma e outra pincelada contará sobre outros artistas que por aqui passaram e deixaram Torres registrada em suas telas.

 

QUINTO RESPINGO – A ESPIRITUALIDADE APARECIDA

O quinto, e último respingo, é no caminho da Santinha, em frente a Nossa Senhora Aparecida, lá estará uma simples Romeira que falará sobre a escolha do padroeiro da cidade: São Domingos. Ela também falará sobre outras devoções dos torrenses como: Nossa Senhora de Lourdes, em Colônia São Pedro, Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes e a “Santinha” em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

 

“Um monumento não se restringe a apenas ferros, tijolos, concretos ou qualquer outro meio físico. Um monumento é também construído através do tempo e da história em forma de narrativa escrita, que pode ser admirada e visitada a qualquer momento por qualquer viajante”.

 




Veja Também





Links Patrocinados