Todos os anos no réveillon de Torres, após a queima de fogos, a ATPA (Associação Torrense de Proteção Animal) recebe diversosde pedidos de ajuda para animais atropelados ou perdidos, devido ao pânico gerado pelos fogos de artifício.
Os cães são os que mais sofrem com o barulho das comemorações: são comuns os casos de convulsões, ataques cardíacos, fugas e atropelamentos.
“Estamos peticionando junto ao Ministério Público para este ano uma medição oficial dos decibéis durante a queima de fogos, não só para assegurar que o volume de ruídos não ultrapasse o limite permitido, mas também demonstrar que mesmo esse limite não é aceitável, quando se considera o efeito causado nos animais, em idosos, enfermos e pessoas com transtorno do espectro autista”, afirma a comunicação da Associação Torrense de Proteção Animal (ATPA).
Mas enquanto a administração pública não toma consciência do problema, o melhor é prevenir que nossos pets sofram com os fogos. “Cuide do seu amigo! Ele sente medo e você pode minimizar este medo estando perto dele”
Seguem algumas dicas:
- Com alguns dias de antecedência, tire e salve fotos recentes dos seus animais para facilitar a identificação no caso de se perderem.
- Providencie coleiras com plaquinhas de identificação para eles, com o seu número de telefone atualizado e o seu nome.
No dia 31/12:
- Não espere anoitecer para prender seus bichinhos, muitas vezes já durante o dia as pessoas começam a comemorar, soltando foguetes e rojões.
- Não deixar o animal amarrado em correntes e coleiras é essencial para evitar que ele se enforque ou se machuque. Até uma caixa de transporte é preferível do que deixar o animal no pátio, por exemplo.
- Dê preferência para ficar com seus animaizinhos durante a queima de fogos da virada, eles serão eternamente gratos pela sua companhia e proteção.
- Colocar o animal num ambiente isolado para abafar o som dos fogos, agregando uma música ambiente ou até o som do ar condicionado ligado, vai ajudar a acalmar o seu amigo.
- Mantenha-o em um cômodo mais seguro, com água e comida e um pano, toalha ou camiseta com o cheiro do tutor ou as próprias cobertinhas dele podem ajudar o animal a não se sentir abandonado.
- Se um animalzinho perdido aparecer em sua casa na noite do ano novo, acolha ao menos por uma noite, ele pode estar perdido e com certeza apavorado com medo dos fogos.