A RIQUEZA DO ARTESANATO BRASILEIRO

"Os panos, o barro, a madeira e muitas outras matérias-primas ganham vida na mão de artesãos de todas as partes do Brasil, fazendo nascer peças belas e únicas" (Carolina Cereser)

3 de outubro de 2017

Os panos, o barro, a madeira e muitas outras matérias-primas ganham vida na mão de artesãos de todas as partes do Brasil, fazendo nascer peças belas e únicas. Contudo, elas não são apenas bonitos artefatos, mas carregam um significado muito maior. Traduzindo experiências, histórias, crenças e costumes do cotidiano dos artistas, de sua cidade ou do que aprendeu ao longo de sua vida. Então, que tal dar um toque bem nacional ao décor da sua casa? Aproveite a beleza, a multiplicidade e os detalhes que só o artesanato brasileiro sabe oferecer para decorar cada cantinho do lar.

 

O TRANÇADO: Um dos marcos da nossa origem indígena está na arte de trançar fibras e, a partir delas, criar lindos objetos. Esse tipo de artesanato brasileiro possui uma boa variedade de produtos e estilos, já que podem ser fabricados em diversos formatos, cores e espessuras – desde cestas e objetos decorativos até peças mais elaboradas de mobiliário.

RENDA-SE ÀS RENDAS: A renda é um dos tipos de artesanato brasileiro mais famoso no país e no mundo graças ao trabalho delicado e minucioso de diversas rendeiras espalhadas pelo Brasil. Esse tipo de artesanato brasileiro é fundamental para a economia de alguns estados das regiões Norte, Nordeste e Sul. A renda pode fazer parte da composição de cada cantinho do seu lar e dar um toque muito mais gracioso ao ambiente.

TECELAGEM MANUAL: A tecelagem é outra técnica bastante popular do artesanato brasileiro. Através dela são fabricadas roupas, tapetes e mantas que oferecem à decoração um ar bastante original, pessoal e único. Afinal, por ser um processo manual e bastante característico do artesanato brasileiro, cada peça tem seu toque exclusivo. A vantagem desse tipo de artesanato brasileiro é que ele pode ser fabricado em diversos modelos de linhas e cores, ampliando a variedade de peças que você pode escolher.

 

CERÂMICA: Típicos da região nordeste do país, os artigos em cerâmica encantam pela sua diversidade. Para quem pensa que com esse tipo de matéria-prima só podem ser feitos vasos, os artesãos nos mostram que o artesanato brasileiro pode e vai além. Com a cerâmica são produzidos diversos bonecos que retratam figuras típicas da região, como os cangaceiros, as baianas, os retirantes e as rendeiras, ideais para compor uma decoração brasileira ou mesmo rústica, rica em materiais naturais, como as fibras, a cerâmica, a madeira, entre outros.

O trabalho artesanal brasileiro é considerado por muitos estrangeiros como um diferencial no mundo do design. Mas, infelizmente, aqui esse prestígio não é tão percebido e os artesãos ainda disputam espaço no mercado. O artesanato no país enfrenta problemas como a falta de incentivo econômico e a baixa qualificação dos profissionais, apesar de ser incrivelmente rico em técnicas, materiais e habilidades regionais. Para inovar no artesanato é necessário não descaracterizá-lo. Há alguns projetos de incentivo que trabalham lado a lado com artesãos, buscando uma releitura moderna sem alterar a riqueza da tradição presente nas peças. A conexão do artesanal com o luxo se dá ainda na escolha de materiais diferentes, no requinte da produção e na expressividade dos profissionais. Além disso, é fundamental resgatar a cultura das regiões e usar toda a carga emocional do artesanato.

 




Veja Também





Links Patrocinados