Os dias frios chegam de repente e o inverno pode ser rigoroso. Já pensou como essa mudança no clima pode atingir o seu cachorro ou gato?
O ideal para o bichinho é passar os dias, e especialmente as noites mais frias, dentro de casa ou em um lugar quentinho e bem abrigado – nada deixaria seu animal de estimação mais feliz! Se seu amigo usar uma casinha do lado de fora, mantenha a casinha de cachorro afastada do chão para evitar a umidade e a friagem do solo. Se ela já estiver construída, pense em colocar lá dentro uma cama suspensa. Certifique-se que a porta de entrada da casinha não está virada para o lado em que o vento sopra em dias de chuva e frio. Uma porta feita de plástico grosso pode ajudar bastante a manter o local seco e quente e não custa caro. O ideal é que a casinha seja grande o suficiente para o cão ficar em pé e se deitar confortavelmente, mas pequena o bastante para que consiga reter o calor gerado pelo próprio corpo. Nunca deixe o animal dormir molhado. Mesmo um cão peludo pode sofrer de hipotermia – quando a temperatura do corpo fica abaixo do normal – e outros problemas sérios se permanecer assim quando está muito frio.
Atenção com a comida e a água. Cães precisam de mais energia durante o inverno para o corpo gerar mais calor. Se o seu peludo passa muito tempo do lado de fora, invista em ração ou comida de boa qualidade. Cuidado, porém, para não aumentar muito a quantidade de alimento, evitando assim a obesidade. A água deve, como sempre, ser limpa e fresca, mas esteja atento: em regiões onde esfria muito, ela pode congelar depois de uma noite com temperaturas baixas. Uma dica é não usar vasilhas de metal nesta época do ano. Não coloque o pote de água dentro da casinha de cachorro para não correr o risco de ele entorná-lo e acabar encharcado.
Evite banhos desnecessários, principalmente nos horários e dias mais frios. Uma boa escovada e o banho seco podem quebrar um galho até que o tempo esquente. Quando não tiver mais jeito, capriche na secagem do pelo, já que a umidade pode causar a hipotermia, especialmente em filhotes e cães velhinhos. Ah, e espere pelo menos meia hora antes de sair com ele na rua para evitar o choque térmico.
Se você costuma tosar o pelo do seu cão, peça para deixarem o pelo mais alto nesta temporada. Os cachorros de pelo curtinho vão se sentir mais aconchegados com uma roupinha quente e confortável.
É natural que durante o inverno os animais durmam mais, mas muitas vezes essa aparente “preguiça” pode ser sinal de dor articular, pois o fato de ficar muito tempo dormindo encolhido pode aumentar muito as dores musculares e articulares. Nesse caso cães e gatos deixam de fazer atividades normais não por preguiça, mas porque sentem dor.
Mesmo que o seu animal tenha o privilégio de curtir um lugar quentinho e seguro dentro de casa, existem outros que estão sofrendo na rua. Leve pequenas porções de ração em saquinhos plásticos e ofereça para os animais que encontrar no caminho. Paninhos e caixas de papelão também podem se transformar em abrigos para chuva e frio.
Lembre-se que é comum que gatos e outros animais pequenos procurem fontes de calor para se abrigar, inclusive o motor de automóveis. Você pode evitar a morte ou ferimentos graves simplesmente batendo no capô do carro, ou tocando a buzina algumas vezes antes de dar a partida.
Estas são medidas simples, mas que podem fazer toda a diferença na vida dos animais. Enfim, existem muitas formas de ajudar.
A ATPA (Associação Torrense de Proteção Aos Animais) cuida de animais abandonados, muitos deixados irresponsavelmente por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos idosos que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja com uma contribuição em dinheiro na conta da ATPA (Associação Torrense de Proteção Animal), com doação de casinhas, ração ou compra de calendários ou camisetas, para isso é só combinarmos a entrega e, sobretudo adotando um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida. Com a pandemia, as feiras de adoção não podem ser realizadas e eles não podem ser vistos, ficando esquecidos nas casas de passagem.
Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a ajudá-los. São muitos como estes que você vê aqui. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e combine uma visita, que pode ser feita com toda a segurança.
Conheça o trabalho da ATPA:
Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/
Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/
Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada e do Programa Tampinha Legal. Contate-nos para doar.