Tendência do porto é para Arroio do Sal

Opinião - Coluna de Fausto Jr - Jornal A FOLHA - Torres - RS - Brasil

Audiência Pública debateu tema em Torres a alguns dias
16 de maio de 2019
Por Fausto Júnior

Se não fôssemos uma democracia, com certeza o governador do Estado escolheria a cidade de Arroio do Sal para receber o possível terminal portuário que deverá ficar entre Torres e a cidade vizinha. Se não vejamos:

Torres e Arroio do Sal tem capacidade. Mas Torres tem o Turismo de natureza com muito mais diferenciais que Arroio do Sal, ou seja: a cidade vizinha precisa mais que Torres. Por isso o governador seria patriota se escolhesse a cidade que mais necessita.

Mas somos uma democracia e a escolha ouvirá as ponderações de todas as partes: Cidades interessadas, Empresários beneficiados pelo porto e empresa que se capacitará para empreender no projeto do Terminal Portuário.

 

Tendência do porto é para Arroio do Sal II

 

Outro fato que sugere certa vantagem para Arroio do Sal sobre Torres é o número de áreas “baldias” e os vários formatos e tamanhos que o imenso litoral da cidade que já foi distrito de Torres possui. Se andarmos pelo litoral de lá,  entre a Praia Paraíso e o centro de Arroio do Sal, notaremos pelo menos quatro grandes áreas abertas, sem lotes nem invasões,  e que vão do mar até no mínimo a Estrada do Mar. Em Torres temos uma só, duas talvez.

E se houver custos para desapropriar, o projeto se torna mais caro, o que nenhum empresário gosta.

 

Tendência do porto é para Arroio do Sal III

 

Outra vantagem que se tem atualmente é a quase unanimidade dos moradores de Arroio do Sal favoráveis ao recebimento do porto. Eles sabem bem que vão perder somente o conceito de beira de praia em uma área de no máximo 2 km de costa, mantendo a maioria das praias como estão, sem impactos maiores.  E sabem que o orçamento da cidade vai multiplicar até por 10 em alguns cálculos otimistas, além dos empregos e das melhorias urbanas que vêm junto com o progresso de infraestrutura pesada.

Os empresários que vão construir o porto não vão querer bater em ponta de faca ao entrar num município onde parte dos moradores é peremptoriamente contra a vinda do empreendimento. Mais uma vantagem para Arroio do Sal, que está de braços abertos.

 

Tendência do porto é para Arroio do Sal IV

 

E a maior vantagem de Arroio do Sal é a capacidade negocial. Com certeza, os empreendedores que quiserem colocar o terminal portuário no litoral vão exigir incentivos para minimizar o tempo do retorno dos altos investimentos que serão feitos para construir um porto com recursos privados. Vão querer isenção de algumas taxas, carência para pagamento de impostos, dentre outros benefícios que qualquer grande empresa leva em conta na pesquisa operacional para a escolha de onde colocar seu empreendimento.

Tudo isto deve gerar um Projeto de Lei que deve passar pelas Câmaras Municipais. E como em Torres parte da população tem se manifestado contra a vinda do porto, além de muitos veranistas, a pressão para não deixar passar estes benefícios será grande.

Arroio do Sal provavelmente tem a capacidade de dar o dobro no “leilão” da escolha da cidade para se instalar o Porto. E isto é $$$$$$. A linguagem do capitalista responsável.

 

Chances de Torres

 

A cidade de Torres pode negociar, pode propor mais vantagens, pode contar com a Câmara e a maioria que o governo tem tido nas decisões da casa, pode tentar oferecer mais facilidade para aquisição de terrenos e etc. Atualmente Arroio do Sal larga na frente, mas que não tem o jogo ganho, nunca.

A maior vantagem que Torres tem é o acesso do possível terminal portuário, no litoral, à BR 101.  A Estrada dos Cunhas leva reto, da Praia Itapeva à estrada federal. Isto diminui o custo da construção do porto, já que faz parte dele as estradas de acesso entre o mundo terrestre e o terminal, no mar.

 

Chances de Torres II

 

Outra vantagem NATURAL de Torres para se diferenciar na concorrência que será feita entre a cidade e a vizinha, Arroio do Sal, é a de ter o Aeroporto regional bem ali onde seria construído o porto no litoral, na Estrada do Mar, na região de Itapeva. E a ligação logística de mercadorias caras (eletroeletrônicos, joias, perfumes e etc.), pode ter necessidade de chegada ao porto ou saída de avião, consequentemente exigir certa conecção entre os dois portos (marítimo e aéreo). Isto é um diferencial competitivo do terminal em relação a outros, que pode trazer mais clientes para os empreendedores do terminal, que são empresários e querem vendas e clientes.  Uma bela vantagem para Torres

 

Chances de Torres III

 

E mais uma chance de Torres se trata de uma questão sem concorrência, mas depende de sorte. A medição inicial no mar indicou a cidade de Arroio do Sal como a que possui profundidade de 25 metros mais próximo da margem litorânea. Mas a medição feita à época do império, ainda, mostrava uma laje no fundo do mar que facilita tudo: a construção do porto e, principalmente, a menor chance de assoreamento na rota dos navios. Isto pode dar um diferencial que indique nas pesquisas operacionais e orçamentos que Torres seria ímpar. Mas depende das medições, que estão em andamento…

 

Chances – final

 

Como vemos, a cidade de Arroio do Sal tem vantagens competitivas nesta espécie de “certame” para a escolha do local. O principal é a vontade unânime do povo e dos políticos de lá de receberem o empreendimento.

Mas Torres pode se virar e buscar seu espaço na competição. Alguns argumentos como o acesso, o aeroporto e a tal de laje podem ser definitivos, coisa de medição técnica.

A grande desvantagem de Torres é de cunho patriota. A cidade que mais precisa de desenvolvimento fora do turismo é Arroio do Sal. Se Torres não receber o terminal, a cidade continuará tendo o Rio Mampituba, O Caminho dos Cânions, os Molhes, as seis praias diferentes divididas por monumentos naturais: Pedra da Praia Grande, Morro do Farol, Morro das Furnas, Torre Sul, Pedra da Guarita e Pedra da Itapeva.

Ainda terá a maior rede hoteleira da região (talvez do estado – proporcionalmente), dentre outros vários equipamentos de Turismo, que a cidade de Arroio do Sal não tem. Portanto, uma questão de justiça.

Mas mercado não faz justiça. É a lei da oferta x procura X custo. Olho nos lance, mas olho em todo o jogo, também.




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