Com o avanço da pandemia modificando completamente os hábitos de consumo, interação social, viagens e relacionamentos sociais e profissionais, sabe-se que o resultado na economia realmente será um tsunami. O setor do Turismo talvez seja um dos que mais sofre e ainda sofrerá impactos de médio e longo prazo. Imaginem que o Turismo emprega atualmente no Brasil praticamente 8% das vagas de emprego existentes no país (estes dados estão no site do Ministério do Turismo e se referem ao exercício de 2019). Aqui na nossa cidade esses números são ainda maiores, basta levar em conta que Torres tem em sua essência o turismo como carro chefe de todas as outras atividades que se desenvolvem ou já se desenvolveram até então na nossa localidade.
Pensando nesse histórico, nós gestores, operadores e empresários do segmento podemos afirmar que o resultado desta Pandemia será catastrófico. Mais do que os prejuízos financeiros, teremos de superar os prejuízos de confiança e clima para “festa”, pois grande parte do Turismo local é movimentada pela temporada de verão (turismo sol e mar), eventos e contemplação. Teremos clima pós-Coronavírus para a realização destas atividades? Estarão as pessoas confiantes para viajar? Terão os turistas capitais para fazê-lo? São muitas as perguntas que assolam todos os profissionais do setor, mas são questões que teremos que trabalhar desde já, para minimizar esses impactos, pensar em alternativas, ações, planos e metas. Pois nesse momento a maior questão que teremos de tratar é a parte econômica, e da sobrevivência de toda a engrenagem que faz esse organismo funcionar.
A partir de agora a Secretaria Municipal de Turismo iniciará uma serie de reuniões com os setores responsáveis por fazer o turismo acontecer na nossa cidade, envolverá o trade turístico em um debate amplo para montar um Plano de Recuperação do Turismo (PRT) pós-Coronavírus. Teremos de estar preparados e equipados de alternativas para viabilizar a manutenção destas atividades tão importantes para a economia.
Já tive a oportunidade de conversar como o amigo e presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Torres, Roberto Camarão. Iremos juntos conduzir uma reunião para começar a entender e debater alternativas viabilizar uma retomada virtuosa das atividades que envolvem nosso segmento o mais breve seja possível.
O município de Torres, por meio da Secretaria de Turismo irá trabalhar para viabilizar o trabalho dos empresários e empregados do ramo, para que possam continuar trabalhando com Turismo. Agora temos que oferecer suporte para esse setor que sempre deu suporte as atividades econômicas realizadas no nosso município. Somos uma cidade Turística e temos que dar o suporte aos nossos. Trata-se de um momento importante e desafiador para que possamos sair todos vivos desta catástrofe mundial que vem surfando nas ondas da pandemia, seguida da onda da crise econômica.
É um momento realmente muito complicado, mas que sem dúvida teremos forças e união para que o mais breve seja possível estejamos olhando para trás e dizendo “passamos por essa e saímos mais fortes”.