TURISMO DE SONO

Você já deve ter ouvido de alguém que gostaria de tirar férias para dormir, dormir muito! Então diga para essa pessoa (ou a você mesmo) que agora existe um tipo de turismo que é exatamente isso, turismo de sono.

7 de maio de 2024

Você já deve ter ouvido de alguém que gostaria de tirar férias para dormir, dormir muito! Então diga para essa pessoa (ou a você mesmo) que agora existe um tipo de turismo que é exatamente isso, turismo de sono.

Ao contrário do que possa estar pensando, isso não é o mesmo que aproveitar as férias para descansar entre um passeio e outro ou tirar aquela soneca depois de caminhar muito em algum lugar do mundo. A ideia aqui é reservar um hotel com fins específicos para dormir.

E para minha surpresa já existe um mercado em franca expansão e, o melhor,  não existem só exemplos para a parte rica da população, os menos abastados também têm opções.

“O Turismo do Sono baseia-se na ideia de que o sono é essencial para a saúde física, mental e emocional. Portanto, oferece programas e destinos que visam promover um sono melhor e mais reparador. Essas viagens são projetadas para criar ambientes propícios ao relaxamento, estimular a qualidade do sono e proporcionar aos viajantes as ferramentas necessárias para melhorar seus hábitos de sono. Os benefícios do Turismo do Sono vão além de apenas uma boa noite de descanso. Estudos mostram que o sono adequado está diretamente ligado à saúde física e mental. Portanto, investir em viagens focadas no sono pode resultar em melhorias significativas na saúde geral e no bem-estar dos viajantes.”

Falando primeiro nas opções caras, em Portugal a marca sueca Hästens, que produz as camas onde os milionários querem dormir, criou o primeiro Sleep Spa Hotel do mundo,são 15 quartos localizado em Coimbra onde tudo é pensado para que os hóspedes atinjam um “sono superlativo”. Em Londres, o hotel Zedwell foi um dos primeiros a se vender como focado no sono, com isolamento de última geração e nada de eletrônicos nos quartos. Também na capital britânica, o Brown’s Hotel tem um pacote de experiências que incluem máscara de dormir de seda com infusão de lavanda, tratamento especial no spa e carta de chás de ervas que acalmam.

Muitos hotéis têm investido em uma estrutura de luxo para os quartos, e é isso que atrai quem procura pelo turismo de sono. Até hotéis menos luxuosos mas localizados em lugares longe do burburinho das grandes cidades estão investindo neste novo nicho de mercado onde o hóspede busca apenas um lugar tranquilo para dormir com conforto, e não pagar muito por esse silêncio.

Variadas opções são oferecidas principalmente no exterior, aqui no Brasil esse nicho ainda é pouco explorado, mas existem boas opções. No Brasil ou no exterior, caro ou barato, procurando no lugar certo você encontrará hotéis que oferecem serviços ajustados ao turista do sono, porque no fundo mesmo todo o turista, normal ou do sono, quer mesmo é ter uma experiência de qualidade de descanso, e dormir bem fora de casa.

 

Fontes: https://thesummerhunter.com/viajar-para-dormir-o-que-e-o-turismo-do-sono/;gzh.com.br/julianabublitz; https://catracalivre.com.br/viagem-livre/turismo-do-sono-conheca-a-nova-tendencia-de-viagem/; https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2023/01/turismo-do-sono-tendencia-mundial-comeca-a-inspirar-iniciativas-no-brasil.ghtml

https://www.clubecandeias.com/conteudo/o-conceito-de-turismo-do-sono

 

 

 




Veja Também





Links Patrocinados