TURISMO E AS VIAGENS – Castelos no VALE DO LOIRE

O vale do Loire, fica a sudoeste da capital da França, Paris, a aproximadamente 200 km. Nesta região, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, existem mais de 300 castelos, sendo que 100 destes estão abertos ao público.

France Loir-et-Cher Château de Chambord Photographie prise par GIRAUD Patrick (em Wikimedia Commons)
30 de julho de 2024

Quem é que gosta de castelo?

Nós, brasileiros, sempre fomos entupidos de castelos via livros (contos infantis), depois por filmes em televisão e cinema, e mais atualmente, através de séries em plataformas de streaming. O fato é que isso desperta o interesse e a curiosidade da maioria das pessoas e daí para querer conhecer um desses, é um pulo!

No Brasil até existem alguns castelos, a maioria inspirados nos verdadeiros castelos da Europa, que já dão uma ideia de como são (ou eram) esse tipo de construção medieval, porém nada melhor que conhecer um de “verdade”.

Bem para isso é preciso viajar para o velho continente. A Europa, principalmente, possui uma imensa quantidade de castelos de todos os tipos e gostos, e, particularmente, a França possui uma região, o vale do Loire, que concentra os mais belos castelos de diferentes épocas.

O vale do Loire, fica a sudoeste da capital da França, Paris, a aproximadamente 200 km. A região é composta por seis departamentos (Cher, Eure-et-Loir, Indre, Indre-et-Loire, Loiret-Cher e Loiret), sendo a quarta maior do país em extensão territorial. Nesta região, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, existem mais de 300 castelos, sendo que 100 destes estão abertos ao público. Uma visita a um dos castelos do Vale do Loire faz você mergulhar na História da França e aprender um pouco sobre as vidas dos reis, princesas e rainhas que percorreram seus corredores. Mas não são só fachadas e interiores bonitos, os jardins são algo a parte, vale a pena passear um pouco pelos lindos e bem cuidados jardins da maioria desses castelos.

 

Abaixo está um pouco da história dos principais castelos da região.

 

Château de Blois

Château de Blois (Foto por Christophe Finot)

 

O Castelo está localizado no meio da cidade, cada fachada reflete as construções e destruições que se sucederam no tempo. Elas incorporam quatro grandes épocas na arquitetura francesa, da Idade Média ao século XVII: A fortaleza medieval (século XIII); a ala gótica de Luís XII (1498–1500); a ala renascentista Francisco I (1515–1518) e sua famosa escadaria em saca-rolhas; a clássica ala Gaston, Duque de Orléans.

 

Chambord – Foto que ilustra esse artigo…. o maior dos castelos do Loire, é uma obra-prima de calcário branco da arquitetura renascentista. Iniciada pelo rei François em 1519 e foi completada um século depois por Luís XIV. Aqui, vale destacar a escadaria em dupla-hélice no interior do Castelo. Sem nenhum tipo de elevador, a construção do século XVI, possui um item incrível de arquitetura para ir de um andar para o outro. A escadaria do Chambord é obra de Leonardo da Vinci e tem um detalhe incrível: quem olha de fora observa duas hélices que formam uma escada só, mas quem sobe os degraus diz que não é possível encontrar outra pessoa que suba no mesmo ritmo. Além de explorar os suntuosos interiores, há de tudo, desde passeios a cavalo e de carruagem até aluguel de barcos. O castelo fica dentro de uma linda reserva florestal onde podem ser avistados vários animais selvagens.

 

Chenonceau – foi construído em 1513 Apesar de não ser muito grande, é considerado um dos mais bonitos do Vale do Loire. Ele foi construído em 1513 por Katherine Briçonnet, sobre o rio Cher onde anteriormente havia um moinho fortificado. Da construção antiga sobrou apenas a “torre dos Marques” -, que foi reformado de acordo com o estilo renascentista. A história desse castelo foi marcada pela presença feminina. Em 1547, o rei Henrique II ofereceu o castelo à amante, Diane de Poitiers. Com a morte do rei, sua esposa, Catarina de Médicis, decidiu ocupar o castelo e Diane passou a viver no château de Chaumont. Além da esposa e da amante do rei, marcam a história do lugar: Louise de Lorraine; Louise Dupin, que organizava saraus frequentados por pessoas como Rousseau, Voltaire e Montesquieu; Marguerite Pelouze; e Simone Menier, que cuidou de um hospital instalado no castelo durante a Primeira Guerra Mundial.

Cheverny – O Domaine de Cheverny é propriedade da família Hurault de Vibraye, que o construiu de 1624-1634. Atravessou a história, permanecendo nesta mesma família por mais de seis séculos. O castelo tem a particularidade de sempre ter sido habitado e continuar a sê-lo: os proprietários vivem na ala direita e cada geração esforça-se por mantê-lo com paixão e embelezá-lo.

 

Fontes: https://ideiasnamala.com/guia-vale-do-loire/. Site oficial do castelo de Cheverny, Chambord e Chenonceau.

 




Veja Também





Links Patrocinados