TURISMO E AS VIAGENS (França) – A riqueza histórica de DINAN

A região da Bretanha, na França, é repleta de lugares interessantes para se visitar. Entre elas está Dinan, uma pequena cidade rica em história e com uma deslumbrante arquitetura medieval.

1 de outubro de 2024

A região da Bretanha, na França, é repleta de lugares interessantes para se visitar. Em um raio de 50 quilômetros, é possível explorar várias cidades encantadoras. Em poucas horas, tanto os turistas mais apressados quanto os que preferem um ritmo mais tranquilo podem ter uma boa ideia do que essas cidades têm a oferecer. Entre elas está Dinan, uma pequena cidade rica em história e com uma deslumbrante arquitetura medieval.

Cercada por imponentes muralhas que se estendem por três quilômetros, Dinan, tem suas raízes nos tempos celtas mas foi no século IX que monges se estabeleceram nas margens do rio Rance, transformando a área em um ponto religioso e comercial.

Passear pelas ruas de paralelepípedos de Dinan é como voltar no tempo. As casas de madeira em estilo enxaimel reforçam a autenticidade do centro histórico, onde antigas residências de comerciantes e artesãos combinam elegância e simplicidade.

A Torre do Relógio, erguida no final do século XV, simboliza a prosperidade da cidade e oferece uma vista panorâmica de tirar o fôlego. O castelo de Dinan, uma fortaleza construída no século XIV, também é uma das principais atrações, ilustrando a rica história militar da cidade.

A gastronomia também é um atrativo em Dinan. Embora não seja exclusiva da cidade, é possível saborear uma deliciosa galette acompanhada de uma xícara/cambuca de sidra em um dos charmosos bistrôs do centro histórico.

Hoje, Dinan preserva seu charme histórico, atraindo turistas por suas tradições, feiras medievais e a beleza de sua paisagem à beira do rio Rance.

 

A Porta do Jerzual e a Basílica de Saint-Sauveur

Basílica de Saint-Sauveur (por Pauk – em Wikipedia)

 

No topo do bairro do Petit-Fort, encontra-se a Porta do Jerzual, construída por mestres de obras do século XIV. Esta entrada nos conduz por ruas íngremes e pavimentadas, repletas de casas de artesãos, em direção ao coração da cidade. O trajeto leva à Basílica de Saint-Sauveur, que desde 1123, é uma combinação de estilos arquitetônicos, com adições góticas do final do século XV, e conserva belos altares e retábulos da época clássica.

 

O Pequeno Forte e o Jerzual

A Rua du Petit-Fort, que sobe do porto até o centro da cidade, foi um vibrante centro de atividade por oito séculos. Este caminho estreito e íngreme viu o tráfego de burgueses, artesãos, peregrinos, mercadores a cavalo, monges e cavaleiros em direção às Cruzadas. Entre as construções notáveis da Rua du Petit-Fort está a Maison du Gouverneur, erguida no final do século XV para uma família de comerciantes de tecidos. A casa, localizada no coração do bairro medieval, é composta por dois edifícios perpendiculares e quatro andares, cada um com lareiras monumentais e móveis antigos.

 

O Passeio da Duquesa Ana da Bretanha e o Castelo de Dinan

View of the Port of Dinan and the Rance river from the Promenade of Duchesse Anne at the Jardin Anglais (Por Vestemocoso – em Wikipedia)

 

O antigo passeio coroando as muralhas da cidade leva ao Castelo de Dinan, uma fortaleza imponente com sua forma oval e duas meia-torres unidas. Um fosso a isola a zona rural e a cidade

 

Explorando o Centro Histórico

O restaurante “Mère Pourcel” é uma das joias arquitetônicas do século XV na praça. Dinan, com suas mais de 130 casas em enxaimel, manteve a autenticidade do seu centro histórico, onde as residências de ricos comerciantes e artesãos combinam elegância e simplicidade.

 

A Igreja de Saint-Malo

Não muito longe da Praça de Merciers está a Igreja de Saint-Malo, a primeira igreja de Dinan, datada do século XI. São Malo, o santo padroeiro, faleceu em 630. No século XIII, a igreja foi deixada fora das muralhas quando foram construídas novas fortificações. Em 1487, o Duque Francisco I ordenou a demolição da igreja para evitar sua transformação em fortaleza militar. Uma nova igreja foi construída dentro das muralhas dois anos depois.

 

 




Veja Também





Links Patrocinados