TURISMO E AS VIAGENS: Normandia – Rouen

Algumas cidades da França acredito que poucos conhecem no Brasil, até mesmo pelo nome, mas certamente conhecem uma figura ligada a elas (cidades). Uma delas é a cidade de Rouen, e a figura ligada a ela é Joana d’Arc.

5 de agosto de 2024

As histórias que lemos ou ouvimos sobre figuras destacadas no cenário mundial tiveram um local de origem. O que quero dizer com isso é que essas histórias aconteceram em alguma cidade de algum país e em algum momento. Essas histórias e figuras, por sua vez, rendem a esses lugares uma importância que certamente não teriam se nada tivesse acontecido naqueles lugares. Faço esta breve introdução para poder falar sobre algumas cidades da França, que acredito que poucos conhecem no Brasil, até mesmo pelo nome, mas certamente conhecem uma figura ligada a elas (cidades).

Uma delas é a cidade de Rouen, e a figura ligada a ela é Joana d’Arc. Nessa cidade, a heroína francesa da guerra dos Cem Anos foi morta em uma fogueira no ano de 1431 e o local, aproximado, está preservado e é um atrativo para quem quiser conhecer. Ao lado deste local foi construída uma igreja que permaneceu por anos até ser substituída por uma maior (Église Sainte-Jeanne d’Arc).

Capital da Alta Normandia, Rouen cresceu sob conflitos e uma turbulenta história. À beira do Sena e importante porto comercial, Rouen foi constante alvo de invasões por diferentes povos. A cidade, originalmente construída pelo império romano, desenvolveu suas características atuais no século IX, a partir da invasão por povos vikings escandinavos, chamados de normandos. Em um acordo com o rei da França, para protegerem a região, os mesmos vikings receberam as terras que deram origem à Normandia.

Os principais atrativos turísticos da cidade se concentram no centro histórico e isso é uma vantagem para os turistas, que podem fazer este percurso a pé tranquilamente. Além da igreja já citada, a cidade tem uma rica arquitetura com prédios no estilo normando e no estilo gótico, onde se destaca uma das mais lindas Catedrais da França, a Catedral de Notre-Dame de Rouen. Outras duas construções que merecem a visita são a Abadia de Saint-Ouen – famosa pelo gigantesco órgão – e a Igreja de Saint-Maclou. A rue du Gros Horloge é uma das mais movimentadas do centro. Ela é marcada pelo grande relógio astronômico construído no século XIV. Do alto do Gros Horloge, tem-se uma das mais lindas vistas de Rouen. A luz dourada do sol ilumina os ponteiros do grande relógio de Rouen.

O Gros Horloge é uma marca registrada da cidade e um dos mais belos cenários locais. No meio de uma das mais importantes avenidas do centro, ele segue impassível entre milhares de pedestres e comércios movimentados. As engrenagens e ponteiros transportam os visitantes direto para o século XIV, quando o grande maquinário foi construído para ser um relógio astronômico. Um dos mais antigos relógios da França, o Gros Horloge – restaurado em 2006encanta os visitantes que passam por baixo do arco renascentista.

Rouen está localizada a apenas 135 km de Paris, o que facilita um passeio de bate e volta. A partir da estação de trem Paris Saint Lazare partem vários trens todos os dias para a capital normanda. Viajar de carro pela Normandia é extremamente tranquilo, as distâncias são curtas e as estradas muito boas.

 

Fonte: https://guia.melhoresdestinos.com.br/rouen-178-2121-p.html




Veja Também





Links Patrocinados