TURISMO E AS VIAGENS: Um pouco de história

Essa história de viajar para conhecer novos lugares, pessoas, culturas, começou, é claro, pelas elites... Pelo que conta a história, isso começou pelo menos há cinco mil anos através de cruzeiros organizados e conduzidos a partir do antigo Egito, porém o tipo de turismo mais próximo do que é feito hoje em dia surgiu mesmo com os Grand Tours nos séculos XVII e XVIII.

21 de julho de 2024

“Viajantes retirando com esforço sua bagagem de mão do compartimento superior e esperando para descer do avião em um destino estrangeiro, podem pensar que suas experiências são únicas, em seu caráter moderno. Mas eles são os últimos em uma longa linhagem de viajantes que vêm desde a Antiguidade.”

 

Em tempo de férias de julho sempre é bom falar em viagens, mesmo que não se faça. Conhecer e ter vontade de viajar, podem ser elementos impulsionadores de uma próxima viagem ou da sua primeira viagem.

 

Essa história de viajar para conhecer novos lugares, pessoas, culturas, começou, é claro, pelas elites. Quem tinha riqueza, gastava parte dela com isso. Pelo que conta a história, isso começou pelo menos há cinco mil anos através de cruzeiros organizados e conduzidos a partir do antigo Egito, porém o tipo de turismo mais próximo do que é feito hoje em dia surgiu mesmo com os Grand Tours nos séculos XVII e XVIII. Essas viagens eram feitas por diplomatas, empresários e estudiosos e o destino era a Europa, principalmente cidades da França e da Itália. O itinerário mais comum incluía uma longa estada na França, especialmente Paris, quase um ano na Itália, visitando Gênova, Milão, Florença, Roma e Veneza, e depois um retorno à Alemanha e aos Países Baixos, via Suíça. Acreditava-se que “não havia nada muito mais a ser visto no mundo civilizado depois da Itália, da França e dos Países Baixos, apenas completo barbarismo”. Lógico que essa impressão era naquele tempo!

 

Bem, o assunto viagem, como visto, é bastante antigo e, claro, evoluiu com o tempo e o surgimento de várias invenções que facilitaram esses deslocamentos, primeiramente o individual e em seguida o coletivo. Os primeiros turistas, certamente, andavam a pé e por caminhos ainda não bem definidos, pois eram poucas as estradas (e nem existiam como tal). As diligências, inventadas na Hungria no século V, foi uma evolução nas viagens, assim como as embarcações que já transportavam além das mercadorias, passageiros (turistas) na Inglaterra de 1772. As primeiras ferrovias foram construídas na Inglaterra em 1825 e começaram a transportar passageiros em 1830. Dentre esses inventos o que mais impulsionou o turismo certamente foi o avião, principalmente aumentando a capacidade de transporte e dando agilidade nos deslocamentos dentro e fora dos países. As viagens aéreas regulares começaram na Alemanha (1903) com a empresa Deutsche Lufthansa e de lá para cá os aviões foram ganhando mais tecnologia, segurança, agilidade e conforto (este último, para os que podem pagar mais pela passagem).

 

O fato é que, hoje em dia, com todos esses meios de transportes, estradas, ferrovias, meios de hospedagem e uma vasta rede de serviços espalhados por todos os continentes, as viagens podem ser feitas com muito mais segurança, conforto e rapidez e com o mesmo espírito aventureiro dos primeiros viajantes.

Motivos para viajar não faltam, o que pode e impede muita gente de fazê-lo certamente são os valores por todo o pacote (transporte, hospedagem, serviços).

Mas como é julho, supostamente um mês dedicado as férias e ao turismo, se possível, aproveite e faça uma viagem (dentro de seu orçamento) para qualquer lugar diferente do lugar em que vive, certamente vai valer a pena.

(Aqueles que estejam programando e escolhendo lugares e culturas diferentes para conhecer, nas próximas semanas mostrarei alguns destinos bem interessantes)

 

 

Fontes: Turismo: princípios, práticas e filosofias; Carles R. Goeldner e outros.




Veja Também





Links Patrocinados