Os 13 vereadores Torrense eleitos para o mandato que se estende de 2025 a 2028 tomaram posse na tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro, em Sessão Solene realizada no plenário da Câmara de Veradores. O vereador Antenor Justo Benck, o mais velho, foi o presidente da solenidade, conforme previsto pela Lei Orgânica do Município e pelo Regimento Interno da Câmara Municipal de Torres. Antenor, Rogando as graças de Deus, falou da importância de o Poder Legislativo ser forte e independente para o bem da cidade. “Essa Casa serve ao povo”, disse.
Na sequência, fez a leitura do termo de compromisso, seguido pelos demais parlamentares. O compromisso prevê que o exercício do mandato deve ser pautado pela ética, moralidade, pela defesa da liberdade, da justiça social, da igualdade de direitos, dos demais valores fundamentais do homem e na promoção do bem geral do município e do povo. Os vereadores assinaram o termo de posse e entregaram a documentação necessária para o cumprimento das formalidades administrativas.
Na sequência, o prefeito Delci Dimer e o vice-prefeito, André Pozzi, foram empossados e prestaram o compromisso de posse. Primeiro a falar, André Pozzi, agradeceu aos familiares, à equipe de campanha e a estrutura para a realização da solenidade. Ele lembrou da dificuldade de disputar a eleição na cidade, por conta do pouco recursos e do outro lado a máquina administrativa, tornando a disputa acirrada. O vice-prefeito ressaltou que foi indicado por seu partido, contando um pouco sobre a campanha. “Nosso compromisso é trabalhar muito para fazer uma cidade melhor”, disse. Ele criticou a falta de médicos, falta de creches, e do quanto essas situações prejudicam a população de forma geral.
O prefeito Delci Dimer, destacou a honra de ser prefeito de Torres e agradeceu aos familiares, que estavam presentes. “Foi uma eleição difícil e a gente fez um projeto de mudança percorrendo cada um dos bairros; visitamos as pessoas e verificamos o que cada bairro necessita”, disse. Delci agradeceu sua eleição ao grupo de apoio, bem como aos demais dirigentes do partido e militancias dos partidos coligados.
Delci cumprimentou algumas autoridades, presentes na solenidade, rogou a ajuda dos vereadores para realizar um mandato positivo para a cidade. “É momento de virar a página, de escrever uma nova história na cidade de Torres. A partir do momento que a eleição acabou, temos de descer do palanque e torcer pelo bem da cidade”, declarou. Delci disse que a população tem pressa para viver numa cidade melhor. “Nossa missão, enquanto prefeito, é resgatar o orgulho de morar em Torres. Só vamos conseguir fazer isso juntos e, para isso, teremos de entregar serviço nos bairros. É nos bairros que as pessoas moram. Subo a essa tribuna com o coração cheio de alegria”, concluiu.
ELEIÇÃO DA MESA
Na sequência foi realizada a eleição da Mesa da Câmara, que teve o registro de duas chapa, sendo chapa um liderada por Igor Beretta (MDB), e chapa dois liderada por Carla Daitx (PP). Chapa um foi vencedora e ficou assim composta: Igor Beretta- presidente, Rogerinho- vice, Moisés Trisch- primeiro secretário e Luciano Raupp- segundo secretário.
A chapa um foi eleita por escre apertado, tornando o vereador Igor Bereta presidente da Câmara para o biênio 2025-2026. Os trabalhos da eleição da Mesa foram dirigidos por Antenor Justo Benck (MDB), vereador com mais velho de idade. Os votos foram abertos e cada vereador expressou a própria escolha na tribuna.
Em seu discurso após tornar-se presidente, Igor agradeceu aos vereadores, ao público e, em especial, a imprensa. “O presidente tem que cuidar da parte administrativa, mas todas as decisões, na Câmara, tomaremos em conjunto”, disse, dirigindo-se aos parlamentares. Igor disse que todas as eleições são difíceis.
LICENÇA E SUPLÊNCIA
O vereador Dilson Jardim Boaventura, foi nomeado secretário Municipal de Obras. Em seu lugar tomou posse o suplente Claudio Rocha (MDB).