Visual merchandising

O processo de fidelização do cliente começa com a comunicação visual. É através da experiência visual que você conseguirá fortalecer sua marca, garantindo que seu público-alvo o conheça, e lembre das qualidades oferecidas por sua marca.

Visual Merchandising, an indoor display at Hua Ho Department Store Brunei. (FONTE - Jpquidores - Wikimedia Commons)
10 de novembro de 2023
Por Kamilly Espangne Ferreira e Carina Paz Mengue (acadêmicas do Curso de Administração - Ulbra Torres)

O Merchandising é uma ferramenta de marketing em que as técnicas dele fornecem informações sobre os produtos disponíveis no ponto de venda. O objetivo é que a mercadoria tenha rotatividade evitando ficar paradas em um tempo prolongado no estoque, essas ações visam motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

 

Objetivos principais: Vender mais e melhor: uma boa apresentação tem poder de valorizar os produtos, transformando a compra não apenas necessária, mas também prazerosa.

Vantagens dessa promoção: Ampliar o número de consumidores: conseguir, de maneira permanente, aumentar o número de clientes, oferecendo sempre novidades e novos desejos.

Definir o uso do produto: pela capacidade Econômica, proporcionar redução de custos no ponto de venda.

 

O Merchan pode ser realizado de várias maneiras, como exposição promocional: é quando o produto é comercializado fora da sua exposição habitual (gondolas, prateleiras…), ou seja, de uma forma diferenciada, chamando atenção pela visualização e arrumação. Esse conjunto de técnicas é importante, pois desenvolve e apresenta ao público uma identidade empresarial e uma marca única e diferenciada da concorrência.
Existe o Merchandising Televisivo, que são anúncios de produtos, serviços ou empresas feitas em filmes, novelas, auditórios, entre outros. Pode ser aplicado direta ou indiretamente. Os anunciantes podem falar explicitamente do produto, como uma empresa anunciando seu produto em um programa de TV, ou quando um ator de novela toma refrigerante da Marca X, ele não fala diretamente do produto, mas o produto está ali para todos ver.

O merchandising se baseia em cinco conceitos centrais:

  • O produto: é o foco das ações de merchandising. Todas as ações e planejamentos são voltados para a relação do shopper com ele.
  • O lugar: aqui é onde são analisados os melhores locais para as ações no PDV;
  • O momento: nessa parte do estudo são analisadas as oportunidades de promoções sazonais, por exemplo: em épocas frias os produtos como chocolate e vinho possuem maior aceitação, assim como em épocas mais quentes, produtos gelados como sorvetes possuem maior saída;
  • A quantidade: muito importante no PDV, essa análise é feita para que não haja a falta de produtos em estoque, ou o excesso de produtos sem rotatividade;
  • E o preço: com certeza, esse é o ponto central da estratégia, é importante que o preço seja atrativo para seu público-alvo e se encaixe com o poder aquisitivo deles.

A importância do merchandising do ponto de venda, e o que esperar de ações que utilizem o merchandising no PDV:

O processo de fidelização do cliente começa com a comunicação visual. É através da experiência visual que você conseguirá fortalecer sua marca, garantindo que seu público-alvo o conheça, e lembre das qualidades oferecidas por sua marca. Daí a importância de ter o produto em locais estratégicos dentro do PDV, e a importância de ações que chamem a atenção a esse produto em meio a tantos outros que estão disponíveis nos pontos de vendas.

 

 Algumas das técnicas de merchandising podem impulsionar as suas vendas, como:

– Aplicar o visual merchandising;

– Fazer ações de marketing no PDV;

– Sinalizar as promoções;

– Utilizar o marketing sensorial;

– Aproveitar a sazonalidade;

– Investir nas datas comemorativas;

– Usar a tecnologia.

 




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