Após oito meses de Distanciamento Controlado, pela primeira vez, duas regiões ficaram com o nível de restrição máximo previsto no sistema de enfrentamento à pandemia no Rio Grande do Sul. O governo do Estado divulgou nesta segunda-feira (14/12) que as regiões de Bagé e de Pelotas estão oficialmente em bandeira preta (risco epidemiológico altíssimo) a partir da 0h desta terça (15).
Mas houve mudanças no outro sentido. Também a partir de agora volta a valer o sistema de cogestão regional, no qual as associações regionais (e cidades) podem adotar protocolos próprios. A suspensão tinha sido decretada há duas semanas como alternativa para o aumento de internações por Covid-19 no RS, mas o comitê de crise do governo estadual voltou atrás.
Decreto municipal pode liberar mais a beira de praia
O Gabinete de Crise decidiu manter algumas regras previstas no antigo decreto, como a proibição de permanecer em locais públicos sem controle de acesso – praias e praças, por exemplo –, com a exceção para a prática de exercícios físicos, em regiões classificadas em bandeira vermelha ( como o Litoral Norte). No entanto, o governo abriu possibilidade para que, por meio de decreto municipal, prefeituras autorizem a permanência nesses ambientes, desde que conte com mecanismos de fiscalização para coibir aglomerações. Na prática, está na mão das administrações municipais de cidades litorâneas (como Torres e Arroio do Sal, por exemplo) a decisão de abrir mais as possibilidades de uso da faixa de beira de praia, desde que decretem responsabilidade também locais para que seja feita mais fiscalização contra as aglomerações.
Sem tradicional festas públicas e “noitadas encurtadas”
Também seguem vedados eventos festivos públicos e privados de final de ano. Permanece a recomendação para que as tradicionais celebrações sejam realizadas em pequenos grupos de até 10 pessoas (sem contar as crianças) de um mesmo grupo de convivência regular, seguindo os protocolos de distanciamento, uso correto de máscara, ventilação cruzada e higienização, entre outros.
Quadras esportivas e atividades em locais fechados, como cinemas e teatros, não estão liberadas em bandeira preta ou vermelha, apenas em bandeira laranja e amarela. Em atendimento a demandas do setor, há mudanças nos horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais, restaurantes e bares, que passam a poder receber clientes até as 22h, encerrando as atividades até as 23h.