Com atividades em Torres, Semana Nacional dos Museus vai até 22 de maio

Em Torres, os locais disponíveis para visitação serão o Cemitério Municipal do Campo Bonito, o Museu Histórico de Torres e o Chalé Memorial do Surf (foto)

Foto do Chalé Memorial do Surf, localizado junto à Praia dos Molhes
18 de maio de 2022

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) disponibilizou a programação da 20ª Semana Nacional dos Museus. O evento ocorre entre os dias 16 e 22 de maio de 2022. Entre as atividades previstas estão shows, teatro, seminários, cinema, visitas mediadas, lançamentos de livro, workshops, entre outras.

O tema desde ano é O Poder dos Museus. “O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro. Os museus são construtores de futuro e por isso são poderosos”, informou, em nota, o Ibram.

Para a programação deste ano, há 877 museus participantes e 2.587 eventos cadastrados. Ao todo, estão inscritas 379 cidades de 26 estados. No Litoral Norte gaúcho, os municípios de Torres e Tramandaí participam da iniciativa.

Em Torres, os locais disponíveis para visitação serão o Cemitério Municipal do Campo Bonito, o Museu Histórico de Torres e o Chalé Memorial do Surf. Confira a programação completa  neste link.

 

Semana Nacional de Museus

 

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor de museus brasileiro e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nesta data, convidam os museus, profissionais e comunidades museais a criar, imaginar e compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil / Joven Pan News Imbé

Foto: Prefeitura de Torres


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados