Com o tema Festival de Literatura e Tecnologia, 21ª Feira do Livro de Torres voltou a ser aberta ao público

Organizada pelas Secretarias Municipais de Cultura e de Educação, sendo realizada nas dependências da Ulbra Torres, feira finaliza nesta sexta (27)

27 de outubro de 2023

A 21ª Feira do Livro de Torres com Festival de Literatura e Tecnologia começou na terça-feira, 24 de outubro, nas dependências da Ulbra/Torres. A cerimônia oficial de abertura ocorreu às 14h, no palco da Feira, no Centro de Eventos, contando com a presença do prefeito Carlos Souza, acompanhado da primeira-dama, Susi Souza, do patrono Athos Beuren e do anfitrião, José Nilton Teixeira. Foi um momento para animar e estimular a imaginação dos pequenos presentes, a maior parte alunos das escolas infantis da rede municipal de ensino.

Durante cerimônia de abertura, o prefeito interagiu com os pequenos que acompanhavam, com euforia, as atividades culturais. Foi uma grande festa que contou com a participação de certa de 300 crianças.

Neste ano, o evento voltou a ser gratuito e aberto ao público em geral (no ano passado, a Feira do Livro de Torres havia sido apenas para a comunidade escolar da região de Torres).

 

Poesia, Cantos e Contos

Na primeira noite da Feira do Livro de Torres, o ator Jairo Klein esteve presente com o seu mítico Fernando Pessoa, em três momentos.  No início da noite, Pessoa circulou no saguão do evento entre os expositores, alunos de escolas e público em geral.  Às 21h, no palco principal, aconteceu o “Eu, Pessoa e os outros Eus”. Às 22h, os professores e alunos do EJA Torres, tiveram uma imersão na vida e obra do poeta Português, num misto de bate-papo e palestra com o ator.

A Fada Arco-íris, interpretada pela cantora e atriz Quertina Elz, também encantou os presentes com o seu “Canto em Conto”, além da presença de Dom Quixote e seus fiéis companheiros. “A Feira que este ano esteve aberta a todos os públicos teve uma ocupação considerável.  Viva a arte, a cultura e os eventos realizados nas cidades”, ressaltou o produtor Sandro Lopes.

 

Encontro com o autor e atividades paralelas na quarta

Já na quarta-feira (25 de outubro), o destaque na programação, tanto pela manhã como pela tarde, foi a participação do patrono da Feira, Athos Beuren que interagiu muito com o público no “Encontro com o Autor” com os titulos ‘Jalymba’, ‘Inimigo Digital’ e ‘DezAventuras’. Com muito interesse, estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino junto com o autor, construíram estórias para jogos de RPG. Durante a tarde e noite, grande público participou das atividades culturais que acontecem nas dependências da Ulbra/Torres, todas abertas ao público gratuitamente.

A sigla RPG, oriunda da expressão em inglês “Role Playing Game”, define um estilo de jogo em que as pessoas interpretam seus personagens, criando narrativas, histórias e um enredo guiado por uma delas, que geralmente leva o nome de mestre do jogo. Junto com os alunos e professores, Athos Beuren, formado em jornalismo e o primeiro e mais jovem autor nacional de livros-jogos, foi montando estórias. Pela manhã, a atividade ocorreu a partir das 8h30min e à tarde, depois das 14h, sempre atuando com estudantes entre o 6º e 9º anos.

Além disso, outras atividades paralelas marcaram a Feira do Livro de Torres na quarta (25). Às 19h, teve  Seminário sobre Patrimônio Histórico-Cultural com o Arquiteto e Urbanista Marcelo Koch – oportunidade de aumentar seu conhecimento sobre Patrimônio Cultural, e desvendar as verdades e mentiras sobre o tombamento de um bem histórico (ou de importância histórica) e sua utilização.  Na parte mais artística,  aconteceu também o Momento ‘Canto em Conto’ e o Sarau Direito ao Delírio – com SamBatuque.

 

Oficinas em destaque na quinta-feira

 

Na quinta-feira (26), foram destaques do evento – nas dependências da Ulbra Torres – duas oficinas: a de “Contação de Histórias” com o ministrante Guilherme Ferrêra e a de “Teatro, Expressão e Criatividade” com o ministrante Henrique Gonçalves.

“A força pedagógica da Contação de Histórias é incontestável, e seu uso pedagógico é amplamente difundido na sociedade atual. Sua capacidade lúdico-pedagógica pode e deve ser explorada a fim de proporcionar momentos de entretenimento e reflexão, onde um trabalho corporal e vocal associado ao uso de objetos e convenções possibilita estimular a imaginação e convidar os ouvintes a embarcarem em uma incrível viagem onde cada envolvido contribui”. Nesta Oficina de Contação de História, os seguintes conhecimentos são desenvolvidos: voz e sonoridade: seus usos e possibilidades, corpo como elemento de extrema expressão, história: como apropriar-se, elementos e acessórios: potencialidade x limitação, possibilidades de criação remota e noções de execução audiovisual.

Já na Oficina de “Teatro, Expressão e Criatividade”, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar um espaço onde os participantes possam se expressar, estimulando sua sensibilidade e canalizando sua energia natural para um processo criativo. Foram abordados o autoconhecimento corporal, lógico e emocional como um caminho para a compreensão e inserção de cada um em diferentes grupos, valorizando as diferenças e particularidades de cada indivíduo. Além disso, a oficina também oportuniza a situação de convívio em grupo e a comunicação, desenvolvendo a espontaneidade, um dos principais elementos que compõe o trabalho em equipe no universo teatral.

Na mesma quinta (26), houve ainda encontro com o Autor Rodrigo Keller (do título ‘A Liga da Literatura’), Encontro dos Poetas (com mediação do Anfitrião Nilton Teixeira) e a apresentação das peças de teatro ‘Era Uma Vez’ e ‘Vampirices’

 

Feira encerra nesta sexta (27)

Com o objetivo de incentivar a leitura e debater o encontro entre a literatura e as novas tecnologias, a 21ª Feira do Livro de Torres vem este ano com este tema bastante atual: “Festival de Literatura e Tecnologia”. A feira foi organizada pelas Secretarias de Cultura e Esporte e pela de Educação.  Paralelo ao evento, a Secretaria de Educação apresentou o encontro da escritora e contadora de histórias Cacá Melo, de São Leopoldo, nas escolas de Educação Infantil da rede municipal.

A Feira do Livro de Torres finaliza nesta sexta-feira, 27 de outubro.  Além do encontro com a autora Márcia Dieter, são destaques a apresentação as 20h  da Invernada do CTG Porteira Gaúcha, e as 21h o evento será finalizado com o show musical ‘Histórias e Canções’ – por Daniela & Thiago.

Confira a programação desta sexta:

16h – Momento Canto em Conto
19h – Grupo de Dança Xangri-lá
19h30 – Grupo Urban Royalty
20h – Invernada do CTG Porteira Gaúcha
21h – Finaliza com um show musical – Histórias e Canções – Daniela & Thiago

Como atividades paralelas, constam o Espaço do anfitrião, o Espaço da educação especial, o Espaço do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul – Unesco, o Espaço das escolas, o Espaço de Contação e a Biblioteca virtual, “Árvore do Saber: Cultivando Conhecimento, Compartilhando Leitura”


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados