Começam a se definir candidaturas à eleição para Deputados Estaduais da região Litoral Norte

Dois candidatos (de Torres e Arroio do Sal) já formalizaram suas pré-candidaturas; eles vão se juntar a outros (possíveis) candidatos, sejam novos ou que vão querer a reeleição do cargo atual

Pardal (e), vereador de Torres; Luciano (d), ex-prefeito de Arroio do Sal
23 de abril de 2018

O torrense Valmir Daitx Alexandre, o Pardal, já formalizou sua situação de pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, como deputado concorrendo pelo PRB de Torres. A formalização final, entretanto, só pode ser feita após Convenção Partidária, que deve acontecer até inicio de julho em todos os partidos.

Pardal foi vereador suplente eleito pelo PT para a Câmara de Torres em 2004.  Passou para o PMDB em 2005,sendo nomeado a seguir como Secretário de Saúde do governo municipal de João Alberto, em Torres.  Depois, foi eleito vice-prefeito na reeleição do ex-prefeito João Alberto Machado, cargo que ocupou entre 2008 e 2012 (atuando também como secretário de Saúde em alguns períodos). Finalmente concorreu a prefeito de Torres em 2012, perdendo a eleição para a ex-prefeita Nílvia Pereira, mas obtendo mais de 30% dos votos válidos no pleito.

Da vizinha cidade de Arroio do Sal, o ex-prefeito da cidade Luciano Pinto da Silva (PDT) formalizou nas redes sociais, na semana passada, que foi escolhido pelo seu partido  para pré-candidato da região a deputado estadual. Ele diz que terá a missão de buscar substituir um líder regional do PDT ,  o atual deputado Ciro Simoni, que deve concorrer pela sigla em outra posição eletiva (provavelmente ao Senado Federal pelo RS). A formalização final do ex-prefeito Luciano deve ser feita somente na convenção partidária estadual do PDT, que vai também ocorrer no máximo no início do mês de julho, (como as outras convenções). Luciano Pinto foi eleito prefeito de Arroio do Sal em 2008 e reeleito em 2012. Antes foi vereador da cidade e atuou como assessor em cargos políticos no Estado do RS. Também foi presidente da FAMURS (Fundação dos Municípios do RS) entre 2016-17.

Ainda devem haver outras candidaturas do Litoral Norte a uma vaga na Assembleia Legislativa, como a busca de reeleição do atual deputado eleito  Gabriel Souza (PMDB), representante político que tem sua base eleitoral na cidade de Tramandaí.  Mas Torres e Arroio do Sal já estão encaminhadas, e a região com isto tem mais chances de ter representantes regionais na Assembleia Legislativa do RS a partir de 2019.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados