Comissão da Câmara de Torres pede inclusão de matérias de direitos humanos no currículo escolar

Vereadores autores defendem que a educação em Direitos Humanos propicia a formação de uma cultura de respeito à dignidade

5 de junho de 2023

Está tramitando na Câmara de vereadores de Torres desde o dia 30/5, uma Indicação, de autoria da Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CEEC) da Casa Legislativa – formada pelos vereadores Silvano Borja (PDT) – Presidente, Cláudio da Silva de Freitas (PSB) – 1º Secretário e Moisés Trisch (PT). A indicação sugere que Poder Executivo (Prefeitura) inclua no currículo escolar, matérias como direitos humanos e cidadania nas escolas do município.

A Comissão Temática de Educação da Câmara torrense defende que “os direitos humanos possuem relação fundamental com o acesso à educação”. E que a educação em Direitos Humanos propicia a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana por meio da promoção e da vivência de valores, atitudes, hábitos e comportamentos que podem se transformar em práticas sociais.

Os autores da Indicação também sugerem em seu texto que “a Educação em Direitos Humanos está na essência da formação de uma cultura de transformação, porque é feita por meio de promoção e da vivência dos valores de liberdade, igualdade, solidariedade, cooperação, tolerância e de paz”. E que por outro lado, a cidadania tem como base o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na nossa constituição.

Por estes e outros motivos a Indicação sugere a inclusão das matérias de Direitos Humanos e de Cidadania no currículo escolar público municipal.


Publicado em: Política






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