Comitê Mampituba realizou as eleições da diretoria e entidades para o biênio 2023-2025

O Comitê Mampituba promove ações em prol da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba para gerenciamento dos Recursos Hídricos. O grupo se reúne em Torres e região para deliberar, debater e até votar processos que envolvem o rio, sua proteção e sua presença no âmbito do desenvolvimento econômico e social locais.

11 de setembro de 2023

No dia 30 de agosto de 2023, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba realizou o Processo Eleitoral 2023-2025. Dentro da Pauta Única na Reunião Ordinária, realizada no Salão de Eventos, do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Torres, houve a Eleição das Entidades representantes em duas categorias: Usuários da Água e Usuários da População. A terceira categoria, o Grupo III, são as Entidades representantes de Órgãos Estaduais e Federais, não participam das Eleições, pois são inseridos através das indicações do Estado e também com indicações da própria Diretoria do Comitê.

As Entidades eleitas são: Grupo I Usuários da água. Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara, CORSAN, Prefeitura de Mampituba, Prefeitura de Torres, Associação dos Irrigantes do Rio Mampituba, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, STR Mampituba, Associação dos Construtores de Torres, Associação dos Surfistas de Torres, Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-7. Grupo II Representantes da População. Câmara de Vereadores de Torres, Câmara de Vereadores de Mampituba, LIONS Club, ULBRA, PRÓ-SQUALUS, IRGA, ASCAR/EMATER, ONG Onda Verde, Centro Ecológico, Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos – GEMARS, Associação Profissional Sul-brasileira de Geólogos – APSG, Sindicato dos Engenheiros do RS – SENGE, Sindicato dos Professores do RS – CPERS e Jornal A FOLHA Torres. Grupo III. ICMBio, SEMA, Pelotão Ambiental, Secretaria Estadual da Saúde e Corpo de Bombeiros – Defesa Civil.

O Comitê Mampituba promove ações em prol da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba para gerenciamento dos Recursos Hídricos. O grupo se reúne em Torres e região para deliberar, debater e até votar processos que envolvem o rio, sua proteção e sua presença no âmbito do desenvolvimento econômico e social locais.

 

Geóloga representando Prefeitura de Torres é reeleita presidente

 

Após a eleição das entidades, houve a eleição da Diretoria, que foi reeleita para o Biênio 2023-2025. A Presidência, com a Geóloga Maria Elisabeth da Rocha, da Prefeitura de Torres, a Vice-presidência com Alexandre de Almeida, da AIRIM e a Secretaria Executiva com o Prof. Dr. Christian Linck da Luz, da ONG Onda Verde. A Presidente, Beth, e o Vice Alexandre, agradeceram o apoio para recondução desta nova gestão e disse que o próximo biênio terá grandes desafios para nossa Bacia. O Secretário, Christian explicou na Plenária, resumidamente, a importância e as funções dos Representantes e citou, por exemplo, que o Comitê Mampituba tem na Fase C (do Plano de Ações), metas importantes tais como: a aplicação da Cobrança pelo uso dos Recursos Hídricos, a recuperação da vegetação ciliar de nascentes, o Pagamento de Serviços Ambientais e a Gestão Compartilhada entre as Bacias Hidrográficas do RS e SC. Ao final, ainda houve a escolha dos representantes da Comissão Permanente de Assessoramento – CPA, que trata assuntos previamente discutidos com maior profundidade, quando necessário, antes das Reuniões Ordinárias. A Direção ainda lembrou que, devido à ausência do comparecimento de algumas Entidades cadastradas ao Processo Eleitoral, bem como o não preenchimento de algumas, vagas, nas próximas semanas, ocorrerá a 2ª Chamada para inclusão de novos representantes.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados