Comitiva da região de Torres na Eslováquia acompanha projeto de sustentabilidade em centro de mineração

Segundo prefeito de Torres, Carlos Souza, a proposta é de tentar que o projeto seja implantado no Brasil.

19 de outubro de 2023

Um projeto em favor do meio ambiente foi visitado pelo Prefeito de Torres, Carlos Souza, na cidade de Banshá Bystrica, importante centro de mineração na Eslováquia. Acompanhados por Renato Werner, cônsul do país (localizado na Europa Central), o prefeito e os demais integrantes da missão presenciaram o processo químico utilizado para separação dos metais junto aos reatores para criação de uma usina de mineração urbana através da reciclagem. A proposta é de tentar que o projeto seja implantado no Brasil.

Na visita, a comitiva ficou junto aos reatores, que são os equipamentos principais utilizados no processo da retirada dos metais preciosos como ouro e prata dos componentes eletrônico. Segundo afirma o prefeito, é um processo para a conservação do meio ambiente. “A mineração é feita através da reciclagem”, destaca o prefeito Carlos. “Recicla computadores, TVs, motores, geladeiras, pilhas. Do rejeito extraem ouro e prata, os demais são repassados a outras indústrias”, afirma.

 

Comitiva na Eslováquia

O Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Rodoviária Urbana e Rural (Cidirur) e o Consórcio CIM Noroeste estão em missão na Bratislava, na Eslováquia, em busca de investimentos e conhecimentos para a região e para o país. A comitiva está na Eslováquia a convite do cônsul brasileiro, Renato Werner. Estão participando os municípios de Torres, com a presença do prefeito Carlos Souza; Morrinhos do Sul, com o prefeito Marcos Venicios e o empresário Lázaro Evaldt; Três Cachoeiras, prefeito Flávio Ratinho; São Francisco de Paula, prefeito Marcos Aguzzolli; São José dos Ausentes, prefeito Ernesto Boeira; Jaquirana, prefeito Marcos Finger e o diretor executivo do Cidirur, Schamberlaen Silvestre.


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados