Comitiva do Geoparque Cânions do Sul participa de Conferência Internacional no Marrocos

O evento acontece entre os dias 4 e 11 de setembro, em Marrakech e no M´Goun Unesco Global Geopark, em Marrocos. Prefeito de Torres (centro, na foto) faz parte da comitiva

4 de setembro de 2023

Representantes do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul embarcaram neste domingo, dia 03, para participar da 10a Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da Unesco. O evento acontece entre os dias 4 e 11 de setembro, em Marrakech e no M´Goun Unesco Global Geopark, em Marrocos.

Realizada a cada dois anos, a Conferência reúne pessoas de todo o mundo para partilhar as mais recentes descobertas e experiências sobre uma ampla variedade de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável dos Geoparques. Este é o encontro mais importante para gestores de Geoparques Mundiais da UNESCO e a participação de cada Geoparque é fundamental, atendendo as exigências da Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN). Neste encontro, os participantes se reúnem para trocar conhecimentos e experiências sobre a construção e operação de Geoparques, aproveitando também para estabelecer parcerias em nível internacional.

A comitiva do Geoparque Cânions do Sul é formada pelo prefeitos Carlos Alberto Matos de Souza, de Torres, Roberto Biava, de Timbé do Sul, Clélio Daniel Olivo, de Morro Grande, e João Batista Mezzari, de Jacinto Machado, além do coordenador do Comitê Educativo e Científico (CEC) do Geoparque, professor Me. João Ricetti, da Universidade do Contestado (UnC). Lideranças estaduais também reforçam o grupo em defesa dos Geoparques do Brasil, entre eles, o deputado estadual Tiago Zilli, de Santa Catarina, o deputado estadual Carlos Burigo, do Rio Grande do Sul, e o vice-governador do Rio Grande do Sul Gabriel Souza. Os representantes do Cânions do Sul integram a comitiva brasileira que contará com a participação de mais de 40 pessoas.

“O nosso Geoparque Cânions do Sul está na programação do evento com a apresentação do professor João Ricetti sobre pesquisas realizadas no território e a exibição de poster com resumo do trabalho desenvolvido pelo aluno Artur Bechtel, sob orientação de pesquisadores do CEC. A comitiva irá participar também de outras importantes agendas durante o evento como reuniões com a Unesco e entre os Geoparques do Brasil e da América Latina e Caribe. Participam ainda da Assembleia Geral da GGN e das cerimônias de premiação do Festival de Filmes e do Prêmio Boas Práticas da Rede Global de Geoparques” ressalta a comunicação do Geoparque Cânions do Sul, que está concorrendo a estas duas premiações.

 

Texto Por Priscila Gamba – Ascom Geoparque Cânions do Sul


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados