A pavimentação asfáltica de aproximadamente 3 km de extensão, em uma estrada que liga a Vila São João à comunidade do Barro Cortado, surgiu de uma parceria entre a prefeitura Municipal de Torres e o Governo do Estado do RS, com investimento de R$ 3,5 milhões. A obra foi executada pela empresa de infraestrutura Invicta Engenharia e Construções Ltda., sediada em Torres, que executou a obra dentro do cronograma contratado.
A construção da rodovia – que antes era empoeirada, de chão batido – trouxe mais conforto para os moradores: “não temos mais poeira, barro em dias de chuva e os buracos” afirmam alguns moradores. Acabou ainda o desconforto de transitar em uma estrada irregular, o deslocamento se torna mais rápido e seguro, favorecendo o turismo rural e o escoamento da agricultura familiar, trazendo mais progresso para a região.
Moradores comemoram
Segundo o morador Paulo Herr Bauer, antes da obra as pessoas que lá moravam tinham que colocar toalhas molhadas estendidas nas janelas das casas para amenizar o pó: “era uma situação de saúde pública, com muita luta conseguimos viabilizar essa importante obra”.
Lia Roldão, outra moradora local também se manifestou: “Depois de muitas lutas, conseguimos junto as autoridades competentes a liberação de verbas para o asfaltamento de nossa estrada, e depois de muitos anos, pela primeira vez, estamos com nossas portas abertas durante o verão, deixando o vento entrar e refrescar nossas casas, sem o uso de ventiladores e ar-condicionado. Agradeço em primeiro lugar a Deus, que respondeu nossas orações, e depois a todos os envolvidos nessa realização”. Valdirei da Luz Shardosim (o popular Seco), morador local que acompanhou a execução dos serviços destacou: “excelente a qualidade da obra, teremos mais qualidade de vida, parece que estou sonhando!”.
Agora, a expectativa da população é a continuidade da pavimentação asfáltica, passando pela localidade de Pirataba e ligando na RST no município de Mampituba, onde já existe uma ligação asfáltica com o município de Praia Grande (SC). A prefeitura de Torres vai marcar a inauguração da obra que deverá ocorrer nos próximos dias, com a visita de autoridades locais e estaduais.