Na manhã de segunda-feira (1º de abril), o prefeito de Torres, Carlos Souza, assinou convênio com oito entidades contempladas com recursos financeiros do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcomdica). O ato foi realizado na Prefeitura, sendo que participaram a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Helvia Sanae Mano; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Renilda Capovilla, conselheiros, como o professor Belimar Guimarães; integrantes do Conselho Tutelar e representantes das entidades (como Débora Fernandes, da Onda Verde).
Os projetos deverão ser executados em 12 meses. A previsão total dos recursos para contemplar os projetos foi de cerca de R$ 647 mil (R$ 647.500,00). O valor de cada um ficou no máximo em R$ 92.500,00, sendo que as entidades receberam montantes diferentes.
Foram assinados os seguintes projetos:
1- Associação dos Corredores de Torres – Projeto Brincar de Correr,
2- Associação CPM da Escola Estadual de Ensino Médio José Quartiero – projeto Educafut,
3- Associação Onda Verde- Preservando o Meio Ambiente – projeto Guardiões da Praia na Onda da Cultura,
4-Associação Torrense de Handebol-Hand/Torres – projeto Crescendo com o Handebol-Núcleos Esportivos e Mini Handebol,
5-Centro de Cultura e Assistência Social-CCAS – Projeto Novos Passos para a Vida,
6-Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Torres – Consepro- projeto Bombeiro Mirim,
7-Construindo Gigantes – projeto Construindo Campeões e 8-Esporte Clube Mar Azul-projeto CDR em Ação.
Comdica
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) tornou público em 15 de janeiro deste ano, a disponibilidade de recursos oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA, para a viabilização de projetos voltados ao atendimento de crianças e adolescentes. O propósito geral é o e promover o desenvolvimento de ações que estejam voltadas para a implantação/implementação, de projetos destinados ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social, de forma a fortalecer os vínculos familiares e comunitários, através de programas e projetos que tenham ações com características de rede, em atividades paralelas ao atendimento escolar no turno inverso do estudo.