Conhecidos os grandes campeões da 1ª Liga Mbya Guarani de Futebol do Litoral Norte do RS

Após 5 meses da inédita competição, Equipe do Aguaí, de Riozinho, foi a grande campeã (foto) - ficando o vice com o time Mbya Guarani de Terra de Areia.

16 de dezembro de 2022

No último sábado dia 10 foram conhecidos os grandes campeões da 1ª Liga Mbya Guarani de Futebol do Litoral Norte do RS. Esta é uma iniciativa da Aldeia Guarani Nhu Porã de Torres, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Na parte da manhã ocorreram os jogos semifinais, onde as equipes vencedoras de seus jogos classificaram-se para a grande final, sendo elas Terra de Areia (de Terra de Areia) e Aguaí (de Riozinho), que venceram Jataity e Kyreymba respectivamente.

A tarde ficou reservada para a disputa de 3º lugar e para a grande final, que contou com as presenças dos Secretários Municipais de Torres, Fábio da Rosa (Assistência Social e Direitos Humanos) e José Mauri Rodrigues (Cultura e do Esporte). O jogo entre Jataity e Kyreymba foi vencido pelo Kyreymba pelo placar de 4 x 3, consagrando a equipe vencedora com o terceiro lugar.

Logo após ocorreu a grande final entre Terra de Areia e Aguaí. Neste jogo, Aguaí dominou do início ao fim, chegando ao término do jogo com o placar de 7 a 0, sagrando-se assim a grande Campeã da 1ª Liga Mbya Guarani Rio Grande do sul Litoral Norte, ficando a equipe de Terra de Areia com o vice-campeonato. Além do título, a equipe Aguaí (de Riozinho) ainda contou com o goleiro menos vazado, Bruno Silva, enquanto o artilheiro da competição foi o jogador Beto da Silva da equipe de Capivari do Sul.

“Após estes 5 meses de disputa acirradas, jogos em diferentes campos, gols feitos e perdidos, grandes defesas dos goleiros, esta ação mostrou que NUNCA É SÓ FUTEBOL…. Que dentro da Política de Assistência Social, o esporte, neste caso o futebol, é sim uma grande ferramenta para desenvolvimento esta política”, ressalta a comunicação da municipalidade de Torres.

A 1ª Liga Mbya Guarani Rio Grande do Sul Litoral Norte foi um meio, e não um fim para promoção de direitos, pois possibilitou aos participantes acesso a experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários entre os indígenas guaranis de cada aldeia, como também entre as diferentes aldeias participantes. Agora, é aguardar e seguir na expectativa para a próxima edição da Liga Mbya Guarani Rio Grande do Sul Litoral Norte, que deverá ocorrer no ano de 2023.

FOTO – Equipe de Terra de Areia ficou com vice-campeonato

Publicado em: Esportes






Veja Também





Links Patrocinados