No último sábado dia 10 foram conhecidos os grandes campeões da 1ª Liga Mbya Guarani de Futebol do Litoral Norte do RS. Esta é uma iniciativa da Aldeia Guarani Nhu Porã de Torres, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Na parte da manhã ocorreram os jogos semifinais, onde as equipes vencedoras de seus jogos classificaram-se para a grande final, sendo elas Terra de Areia (de Terra de Areia) e Aguaí (de Riozinho), que venceram Jataity e Kyreymba respectivamente.
A tarde ficou reservada para a disputa de 3º lugar e para a grande final, que contou com as presenças dos Secretários Municipais de Torres, Fábio da Rosa (Assistência Social e Direitos Humanos) e José Mauri Rodrigues (Cultura e do Esporte). O jogo entre Jataity e Kyreymba foi vencido pelo Kyreymba pelo placar de 4 x 3, consagrando a equipe vencedora com o terceiro lugar.
Logo após ocorreu a grande final entre Terra de Areia e Aguaí. Neste jogo, Aguaí dominou do início ao fim, chegando ao término do jogo com o placar de 7 a 0, sagrando-se assim a grande Campeã da 1ª Liga Mbya Guarani Rio Grande do sul Litoral Norte, ficando a equipe de Terra de Areia com o vice-campeonato. Além do título, a equipe Aguaí (de Riozinho) ainda contou com o goleiro menos vazado, Bruno Silva, enquanto o artilheiro da competição foi o jogador Beto da Silva da equipe de Capivari do Sul.
“Após estes 5 meses de disputa acirradas, jogos em diferentes campos, gols feitos e perdidos, grandes defesas dos goleiros, esta ação mostrou que NUNCA É SÓ FUTEBOL…. Que dentro da Política de Assistência Social, o esporte, neste caso o futebol, é sim uma grande ferramenta para desenvolvimento esta política”, ressalta a comunicação da municipalidade de Torres.
A 1ª Liga Mbya Guarani Rio Grande do Sul Litoral Norte foi um meio, e não um fim para promoção de direitos, pois possibilitou aos participantes acesso a experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários entre os indígenas guaranis de cada aldeia, como também entre as diferentes aldeias participantes. Agora, é aguardar e seguir na expectativa para a próxima edição da Liga Mbya Guarani Rio Grande do Sul Litoral Norte, que deverá ocorrer no ano de 2023.