Conselho do Idoso foi considerado relevante para as ações da sociedade torrense em 2025

Reunião de avaliação anual do COMDIPI destacou reconhecimento, além da novidade do curso de formação de cuidadores de idosos (para atender crescente demanda local)

29 de novembro de 2025

O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI) realizou na terça-feira (25/11) sua última reunião ordinária do ano. A pauta contemplou ações desenvolvidas ao longo de 2025 e o planejamento das iniciativas previstas para 2026.

Durante a reunião, foram destacados os recentes envolvimentos do Conselho em eventos importantes do município, entre eles a Conferência Municipal de Cultura (realizada no dia 15 de novembro), e a participação com stand e em roda de conversa no evento Biblioteca na Praça, ocorrido nos dias 21, 22 e 23.

Anúncio 1

A reunião contou ainda com a presença da secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Michele Brocca Duarte, que destacou a relevância do Conselho para a garantia dos direitos e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

 

Anúncio Slider Meio

Curso de cuidadores de idosos vão atender à crescente demanda pelo ofício

Também foi citada como importante no ano, a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e o curso de Enfermagem da UFRGS, que viabilizará a realização de um curso de cuidador de pessoas idosas. A formação será iniciada em janeiro, com as duas primeiras turmas compostas por cuidadores das 16 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município.

A ação foi planejada para promover e garantir a Política Nacional da Pessoa Idosa e a Política Nacional de Cuidados, considerando a realidade local, que conta com um número expressivo de ILPIs — atualmente 16 — e um percentual crescente de pessoas idosas, que hoje representam 21,5% da população. “Soma-se a isso o fato de ainda não existir regulamentação da profissão de cuidador no país, reforçando a necessidade de qualificação dos profissionais que atuam na área”, destaca o COMDIPI.

“O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa reafirma seu compromisso com a promoção, a defesa e a garantia dos direitos da população idosa, atuando de forma participativa e articulada na construção de políticas públicas que assegurem dignidade, proteção e qualidade de vida”.

 

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Social






Veja Também





Links Patrocinados