Conselho do Meio Ambiente de Torres aprova recursos para melhor equipar Bombeiros

São luvas, macacões e capacetes especiais - além de motosserras e outras máquinas -para a corporação que presta serviço para toda microrregião de Torres

Reunião do Comam de Torres acontece uma vez por mês
23 de novembro de 2019

Na quarta-feira, dia 20 de novembro, foi realizada a reunião mensal do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Torres (Commam). E dentre os assuntos em pauta, entrou a apreciação e votação do processo que demandava utilização de recursos do Fundo do Meio Ambiente (gerenciado pelo Commam) no valor de mais de R$ 30 mil, para compra de equipamentos para que o Corpo de Bombeiros localizado na cidade seja mais bem equipado para atender eventos de incêndio em matas, reservas ambientais e similares.

A relatoria do processo sugeriu que a demanda fosse aprovada, já que o Corpo de Bombeiros local não tinha, em seus equipamentos e vestimentas, as características necessárias para melhor atender ações desta natureza. Portanto, foi explicado que seria de grande valia que o Commam, em nome da comunidade (e do Meio Ambiente), ajudasse que os bombeiros tivessem mais eficácia e nos possíveis trabalhos de combate aos incêndios ambientais e, também, que os servidores da corporação tivessem menos riscos de acidentes ou lesões diversas (a partir das vestimentas especiais para os casos em destaque). A votação foi unânime a favor da aprovação.

São Capacetes de material moderno e viseiras que protegem os bombeiros do calor; macacões de material especial para ações em banhados e locais silvestres; Moto Serras especiais, luvas, dentre outras demandas da corporação. Agora os bombeiros terão de fazer os certames licitatórios necessários para se adaptar à lei e para poder utilizar os recursos do Fundo do Meio Ambiente.

Conselho e fundo municipal, mas  para trabalho regional

O Conselho Municipal do Meio Ambiente é da cidade de Torres. Mas o Corpo de Bombeiros da cidade atua em outros seis municípios do entorno: Torres, Arroio do Sal, Mampituba, Morrinhos do Sul, Dom Pedro de Alcântara e Três Forquilhas (eventualmente tendo, ainda, de atender também chamados do Passo de Torres, em Santa Catarina).  E por isso, um dos assuntos sugeridos na reunião foi a de solicitar aos representantes do Corpo de Bombeiros que acionassem os fundos ambientais de cidades da região, para que também houvesse angariamento de recursos oriundos de outras cidades atendidas pelo Batalhão torrense. Isto foi aceito por todos, inclusive pelo representante dos bombeiros na reunião do Commam.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados